Diretor do SENAI-RN destaca formação de profissionais para atuar no setor de energias renováveis

23/06/2022   19h07

“O Brasil será destaque na formação de profissionais nesse setor [de energias renováveis]”. A previsão foi feita pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, no primeiro dia do “Conhecendo a Indústria”, programa desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizado pela primeira vez na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Ele recordou que há muitos anos não era comum ver pessoas do estado atuando nesse setor e agora há destaque na formação de profissionais no RN. “Agora, dificilmente vai ter alguém em algum parque eólico que não tenha passado pelo CTGAS [CTGAS-ER – Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis]”, assegurou.

O diretor tinha sido questionado pelo assessor técnico da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antônio dos Santos Júnior, a respeito da demanda por profissionais que atuem nessa área ante a quantidade de investimentos neste setor existentes no RN.

Mello afirmou que se formam ocupações especializadas na indústria e comentou a respeito das várias funções que existem dentro do trabalho na área de energia renovável. “É um setor ‘fatiado’ onde se formam vários setores”, disse.

O gestor do SENAI-RN citou o exemplo da Vestas, uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia renovável, que realiza processo seletivo dentro do CTGAS-ER para contratação de pessoal. “Veja o nível em que estamos na formação desses novos profissionais para o mercado”, comentou.

Na conclusão de sua fala, ressaltou a “qualidade do nosso ensino profissionalizante” e reforçou o interesse do SENAI em desenvolver soluções junto ao Ministério da Educação para criação de cursos, em especial nas áreas de energia eólica e solar.

MAIS RN é apresentado durante o “Conhecendo a Indústria”

Ainda durante o primeiro dia do programa, os participantes puderam conhecer um pouco do MAIS RN, centro de inteligência e planejamento estratégico da economia potiguar, que reúne informações e propostas para criar um ambiente favorável aos negócios e empreendedorismo.

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, falou a respeito do programa e de como é desenvolvido dentro da FIERN. Marinho citou a atualização de informações no tocante ao quadro socioeconômico do estado dentre outros aspectos da ferramenta.

Com o MAIS RN digital e o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.