Diretor do Sistema FIERN participa de seminário sobre Segurança Pública

1/07/2019   17h37

As mudanças de métodos na atuação da Polícia Militar em Goiás, que implicaram na redução dos índices de criminalidade, foram um dos principais assuntos em discussão no 3º Seminário de Segurança Pública Rural, promovido pela FAERN (Federação de Agricultura do RN), nesta segunda-feira (1), no auditório do Hotel Barreira Roxa.

“Este evento é oportuno, porque temos a necessidade urgente, no meio rural, de melhorias na segurança e isso exige um trabalho inovador. E, esse exemplo apresentado, que foi desenvolvido em Goiás, pode ser adaptado e utilizado no Rio Grande do Norte com êxito”, destacou o empresários Edilson Batista da Trindade, diretor do Sistema FIERN, que representou a instituição, ao participar do seminário.

Durante o seminário, o tenente Vinícius Roldão, da Polícia Militar e Goiás, destacou que as mudanças adotadas no policiamento ostensivo nas áreas rurais goianas implicaram na redução dos índices de criminalidade nas regiões com elevada produção agrícola.

O tenente Roldão afirmou que as melhorias no patrulhamento foram possíveis a partir de uma parceria entre as forças de segurança pública e os produtores rurais. Atualmente, em determinadas regiões de Goiás as fazenda são cadastradas com um número específico no banco de dados da Polícia Militar. Nesse banco de dados, consta ainda informações sobre a atividade produtiva, os equipamentos disponíveis, o tipo de marcação usada no gado.

“A parceria deu resultado. Também houve melhoria de informação e de comunicação”, afirmou tenente Vinicius. Ele explicou que, desde 2015, a Federação de Agricultura é parceira do Programa de Patrulhamento Rural, que ajuda no combate ao crime. Atualmente são utilizados GPS e até drone, proporcionando mais agilidade aos policiais no atendimento.

Os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas e informa que aquela área é monitorada pela patrulha rural.

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, coronel Francisco Araújo disse que essa experiência poderá se útil para o Rio Grande do Norte. O comandante da PM do RN, coronel Alarico, informou que oficiais da PM potiguar vão a Goiás para conhecer os métodos utilizados, que deram resultado e possam ser aproveitados na segurança público do RN.