Diretores da FIERN e autoridades destacam, em velório na Casa da Indústria, atuação de Soutinho

25/02/2022   18h29

Diretores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e autoridades participaram do velório do empresário Francisco Ferreira Souto Filho, de 95 anos, que faleceu na quinta-feira (24), em Mossoró. O corpo do industrial foi velado na Casa da Indústria, sede da FIERN, em Natal, onde recebeu as últimas homenagens de amigos e familiares. Uma celebração presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, relembrou toda a colaboração que o empresário do setor salineiro deu para a indústria e a economia do estado.

Amaro Sales destacou que Soutinho era um dos empresários mais importantes do estado e que abraçou a causa do setor empresarial, principalmente na defesa dos interesses da indústria e do setor salineiro com uma atuação e trajetória irretocáveis. Hoje, o estado perde um dos baluartes da indústria brasileira”, lamentou.

O presidente do SIESAL/RN, Airton Torres, também fez sua despedida representando a indústria salineira.

O ex-deputado federal e ex-ministro Henrique Alves destacou que Soutinho, como era mais conhecido, foi dos empresários mais importantes não só de Mossoró, como de todo o Rio Grande do Norte. “Era um visionário. Via as coisas, acreditava e fazia acontecer”, disse. Para Alves, a história de Souto é uma das mais bonitas do empresariado no RN e lembrou dos anos 1970 em que as pessoas não o recebiam pelo fato de seu pai (Aluízio Alves) ter sido cassado, mas Soutinho o acolheu. “Ele fez da casa dele a nossa casa”, relembrou. “Quero dizer uma palavra e repetir três vezes: gratidão, gratidão, gratidão”, completou o ex-parlamentar.

Diretor da FIERN, Francisco Assis de Medeiros, disse que Soutinho era um ícone no setor empresarial do RN. “Foi um exemplo de cidadão e de empresário. Para nós, era um guia”, destacou.

Já o presidente do SINDIMINERAIS, Mário Tavares, classificou o industrial como uma referência para a economia e para o setor da indústria potiguar. “Foi um dos fundadores da Federação e quando se falava em indústria sempre lembrávamos dele”, comentou.

Ex-presidente do SINDAL e diretor da FIERN, Tiago Gadelha Simas, reforçou a importância de Soutinho para a indústria do RN, principalmente para a cadeia produtiva do sal. “Ele praticamente personalizou essa cadeia e foi aquela pessoa dedicada desde o primeiro momento”, recordou.

O coordenador do MAIS RN e diretor da FIERN, Marcelo Rosado, o definiu como sinônimo de trabalho e idealismo. “Uma pessoa que trouxe tecnologia para o RN no sentido de refinaria para agregar valor ao sal marinho exportado”, frisou.

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, ressaltou a abnegação do empresário “mesmo já com a idade avançada tinha todo o trato e cuidado com as atividades industriais”. “É uma pessoa que sempre esteve presente, com sua experiência, dando orientações”, disse.

Da FIERN, estiveram no velório diversos nomes, entre eles Silvio Torquato, secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte e vice-presidente da FIERN; Antônio Leite Jales, diretor da FIERN; Flávio Azevedo, ex-presidente da FIERN; Airton Torres, Presidente do SIESAL; Marinho Herculano, presidente do SINDVEST, João Lima, diretor da FIERN e presidente do SIFT; Conceição Tavares, presidente do SINDIPLAST; Pedro Fausto, presidente do SINGRAF e Vinícius Lima, ex-presidente do SINGRAF.

O ex-senador José Agripino Maia e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves, também compareceram a cerimônia.