Diretores da FIERN enaltecem Fórum Caminhos do RN como oportunidade para apresentar propostas do setor produtivo

26/08/2022   16h35

Diretores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) enalteceram o Fórum Caminhos do RN como uma oportunidade para apresentar as propostas da indústria aos candidatos ao Governo do Estado nas Eleições de 2022, como também para ouvir o que os pleiteantes propõem para o desenvolvimento do setor produtivo do estado. O evento contou com a participação de quatro candidatos ao Executivo estadual: a governadora Fátima Bezerra (PT), o ex-deputado Fábio Dantas (SD), a servidora pública Clorisa Linhares (PMB) e o senador Styvenson Valentim (PODE). O candidato Danniel Morais (PSol) foi convidado, mas não pode comparecer por motivos pessoais.

Os candidatos receberam a Agenda Caminhos do RN para o Desenvolvimento Industrial 2023-2026, com dez tópicos com diagnósticos e ações fundamentais para o desenvolvimento do setor produtivo do estado, como também puderam apresentar suas proposições para o setor e responder a perguntas sobre o tema.

Para o diretor primeiro-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, “o Caminhos do RN é um espaço importantíssimo para que se obtenha dos candidatos as ideias e propostas”. “Ao mesmo tempo, pudemos questioná-los sobre o que eles pretendem fazer para superar as preocupações que o setor industrial apresenta”, afirma. “Ao final, isso fica como reflexão sobre qual é o candidato que está alinhado com as preocupações e que busca o desenvolvimento do estado através da indústria”, completa.

O vice-presidente da FIERN Francisco Vilmar Pereira comenta que, durante o evento, “a governadora se comprometeu em continuar uma parceria que sempre existiu entre a FIERN e o atual governo, enquanto outros candidatos também trouxeram suas propostas para o setor produtivo em questões específicas, como é o caso da segurança pública”.

O diretor primeiro-secretário da Federação, Heyder Dantas, considera que o evento “foi um momento importante para os candidatos apresentarem suas propostas para o RN em temas como Economia, Segurança e Educação”. “É um momento democrático que a FIERN oferece aos candidatos para se manifestarem em relação a diversos assuntos e sobre o que podem trazer de benefício à população, caso eleitos”, conclui.

Já o diretor segundo-secretário da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, comenta que “a FIERN, como uma instituição de representação da atividade industrial, dá a oportunidade para que os candidatos apresentem suas propostas de governo”. “O mais importante é que os candidatos vêm ao evento não só para evidenciar sua proposta de trabalho, mas entender o que a FIERN propõe para que ele possa ter um governo participativo, atuante e, consequentemente, visando o desenvolvimento”, aponta.

Vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do RN (Sinduscon-RN), o empresário Silvio Bezerra avalia o Fórum como “um ótimo evento”. “É muito importante que estejamos presentes nessas discussões e que possamos apresentar as ideias que, no nosso entender, deveriam ser adotadas pelos candidatos em um eventual governo”, ressalta Bezerra.

O diretor do MAIS RN, unidade de planejamento estratégico contínuo da FIERN, Marcelo Rosado, declara que “a participação da classe produtiva nas discussões é importantíssima, tanto para apoiar ações e iniciativas do governo como para cobrar”. “A FIERN tem estudado os problemas e soluções para o Rio Grande do Norte para montar e mostrar propostas, ainda que o evento não sirva apenas para dizer o que tem que acontecer, mas para apontar como fazer isso acontecer”, explica Rosado.