Divulgados os finalistas da Etapa Estadual do Prêmio IEL

11/08/2017   11h01

Os finalistas do “Prêmio IEL – Etapa Estadual” foram divulgados nesta sexta-feira (11), com a apresentação dos nomes de empresas, instituições e estagiários selecionados, que vão receber a premiação, no dia 4 de setembro, uma segunda-feira, às 18h30, no Auditório Albano Franco, da Casa da Indústria (sede da FIERN). Nesta edição, além dos finalistas por categorias, há três “menções honrosas”.

Na categoria “Empresa”, os finalistas no RN são: Agência de Fomento do Estado do RN (AGN), Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna (CETIB), Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER), Coats Corrente Têxtil, Coteminas, Guararapes Confecções, Secretaria Municipal de Administração e Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa do RN (SEBRAE-RN).

Na categoria “Instituições de Ensino”, estão entre os finalistas o Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna (CETIB), Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER), Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Unirn), Centro Universitário Facex (Unifacex) e Universidade Potiguar (UNP).
Na categoria “Estagiário”, são finalistas Alanderson Firmino de Lucas, estudante de Meteorologia  da UFRN e estagiário do CTGÁS-ER; Allan de Freitas Martins, do curso de Engenharia Têxtil da UFRN e com atividades de estágio na Guararapes Confecções; e Natália de Oliveira Fonseca, também de Engenharia Têxtil da UFRN, com estágio na Coats Corrente Têxtil. Entre as “Menções Honrosas”, estão a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, a Faculdade Católica Sta. Teresinha (FCST) e a estagiária Monalisa da Silva Godeiro, do curso de Engenhais da Produção, da UFRN, com atividades no CTGÁS-RN.

A divulgação dos nomes das empresas e das instituições é, neste momento, por ordem alfabética e a classificação será conhecida na solenidade de entrega da premiação, dia 4 de setembro.

O Prêmio IEL foi instituído com a finalidade de incentivar as empresas e instituições de ensino a buscarem excelência em seus programas de estágio, que preparam estudantes de maneira complementar à formação acadêmica e que se mostra uma forma eficaz de atrair e reter profissionais qualificados, em uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional.

A metodologia adotada em 2017, informa o IEL, tem como resultado a preocupação em valorizar e reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo, ampliando o escopo da premiação e melhorando o reconhecimento às empresas com melhores práticas aos estudantes que se destacam em seus estágios e às Instituições de Ensino que apoiam e incentivam essas atividades.

Além das empresas com melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários, também visa premiar os estudantes que se destacam e as instituições de ensino que apoiam e incentivam a prática, de acordo com a legislação de estágio em vigor.

A partir das evidências de boas práticas enviadas em relatórios pelos concorrentes, são avaliados diferentes itens, de acordo com cada categoria, por uma banca avaliadora. Na categoria Empresa, são julgadas ações que visem à permanência do estagiário durante o período de estágio e que abram possibilidades para contratações. Na categoria Estagiário, o aluno é avaliado pelo domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, bem como criatividade e originalidade. Já para a Instituição de Ensino, os critérios de julgamento envolvem termos referentes à política interna de estágio, como inclusão do aluno no Projeto Pedagógico dos cursos e revisão dos programas de estágio a partir dos relatórios de acompanhamento.

Os vencedores da etapa regional poderão ainda concorrer à premiação nacional, momento em que serão avaliados os trabalhos de todos os vencedores das etapas regionais.
OS FINALISTAS DO PRÊMIO IEL – ETAPA ESTADUAL 2017

Empresas:
AGÊNCIA DE FOMENTO DO ESTADO DO RN – AGN/RN.
ASSOCIAÇÃO DE ORIENTAÇÃO AOS DEFICIENTES – ADOTE;
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ÍTALO BOLOGNA – CETIB – SENAI/RN;