Djalma Júnior fala sobre movimento nacional de jovens industriais e planos da FIERN Jovem para 2025

13/02/2025   14h43

O diretor da FIERN e presidente do projeto FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, foi o entrevistado do Fala, Indústria! dessa quarta-feira (12). Ele destacou o movimento nacional da indústria de apoiar novas lideranças e falou sobre os planos para a FIERN Jovem no ano de 2025.

 

“Tivemos uma grande felicidade ao lançarmos o movimento FIERN Jovem,  ao nos depararmos com um movimento surgindo também na Confederação Nacional da Indústria [CNI], encampado pelo presidente Ricardo Alban”, disse Djalma. “Isso nos chancela e nos dá amparo para que a gente possa fazer ações articuladas com outros estados”, completou.

 

 

Djalma apontou que, segundo pesquisa da CNI em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), empresas com sócios com idade entre 21 e 40 anos cresceram 8% entre 2022 e 2023 — mais do que o dobro das que não têm novos líderes no quadro de sócios, que cresceram 3% no mesmo período.

 

Ele afirma que a FIERN Jovem tem a missão de formar novas lideranças e desenvolver a sucessão empresarial. “Nós temos jovens da segunda e terceira geração de empresas. O trabalho do movimento é formar não só o sucessor, mas também sensibilizar o sucedido sobre o processo sucessório”, explicou.

 

Sobre os planos do movimento para 2025, ele destacou missões empresariais em Recife e o acréscimo de novos membros a partir do edital de seleção aberto até 31 de março. “Queremos aumentar principalmente a representação feminina. Hoje, apenas 20% dos membros são mulheres, mas queremos aumentar essa participação. A sensibilidade feminina é essencial para fortalecer o movimento”, frisou.

 

Ainda na entrevista, ele falou sobre o trabalho como presidente da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação da FIERN (COINCITEC) e como coordenador do Fórum Natal do Futuro 2044.

 

Confira a íntegra a entrevista:

 

 

O podcast “Fala, Indústria!” promove um bate-papo sobre o ambiente industrial do estado, sempre com convidados, permitindo ainda a interação com o público através das redes sociais. Nesta edição, foi apresentado pela jornalista Juliska Azevedo, que dividiu a bancada com o jornalista Guilherme Arnaud. Além de ser transmitido ao vivo nas redes do Sistema FIERN e na rádio Jovem Pan News Natal, o “Fala, Indústria!” é reprisado pela Band TV Natal, com exibição aos sábados.