Ecossistema de inovação em Natal é tema de workshop

5/03/2021   17h21

O Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI será na próxima quinta-feira, 11, com palestra de Heverson Feliciano, consultor e coordenador estadual de Inovação do SEBRAE-PR, especialista em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmica de Grupo.

 

 

 

Uma série de instituições potiguares, entre as quais o Sebrae/RN, o NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação) da FIERN , e a UFRN integram a parceria para promoção do evento.

 

“Trata-se de uma grande oportunidade, porque o Workshop será com um especialista que tem uma bagagem técnica e conhecimento que pode contribuir nestas iniciativas que estamos tendo para agruparmos as iniciativas de fomentarmos a inovação no Estado”, destacou Djalma Barbosa da Cunha Júnior, Diretor de Inovação da FIERN.

 

As inscrições são gratuitas via Sympla da UFRN. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  participam a coordenação do projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), a Incubadora Inova e o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A metodologia ELI foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como Engenharia, Biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de Química e Materiais, Softwares.

 

Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

Durante o workshop, que será totalmente remoto, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho na capital potiguar. Serão mostrados os setores prioritários, juntamente com as respectivas vocações econômicas e potencial tecnológico.

O evento também vai apresentar um painel do Grau de Maturidade do Ecossistema de Inovação de Natal e Radar do Ecossistema.

 

A programação conta ainda com a palestra Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação, detalhando o caso de sucesso de Londrina, no Paraná. Esse detalhamento será apresentado por Heverson Feliciano, que é consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae-PR.

 

O consultor é formado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmicas de Grupo. O evento ocorrerá das 9h às 11h, do dia 11, em sala do Microsoft Teams, cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.