Edital do Sistema Indústria para fomento a startups tem live voltada para empresas investidoras dia 16

12/08/2021   17h08

O programa “Soluções 4.0 – Negócios Inovadores” está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 15, para a primeira fase do programa. Esta etapa é destinada a startups. Na segunda-feira (16), o prazo de inscrição abre, desta vez para as empresas industriais com potencial para investir em startups. O edital visa conectar empresas de diversos portes que se interessem nos investimentos voltados à inovação, desenvolvida por startups, com soluções aplicáveis ao mercado.

Para detalhar o potencial do programa e informações do edital será realizada, no dia 16, às 16h30, a live “Conheça as vantagens de ser uma empresa investidora”, com o presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência, e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) e diretor regional do IEL-RN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior.

A transmissão ao vivo acontece pelo canal do IEL-RN no Youtube, para participar acesse: https://youtu.be/IeBC4axH_0E
Ao final, os empresários e demais interessados poderão tirar dúvidas com o diretor.

Para Djalma Júnior, “o programa é uma oportunidade de startups se apresentarem para as cadeias produtivas da indústria e, assim, poderem obter os investimentos necessários ao desenvolvimento das inovações que podem gerar soluções para empresas do setor industrial. E também para empresas, que desejam investir em soluções, identificarem essas oportunidades”.

Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor regional do IEL-RN  Foto: Moraes Neto

Este é o primeiro edital lançado pelo IEL-RN e visa captar empresas com potencial para investir em empreendimentos e startups que disponham ou construam negócios, envolvendo demandas e interesses comuns. De modo que o resultado dessa aproximação seja o desenvolvimento de soluções inovadoras sustentáveis, escaláveis, de inovação, gestão, de base tecnológica, digital ou social.

Sobre o Programa
O programa “Soluções 4.0 – Negócios Inovadores” tem como objetivo criar uma ponte entre startups que tenham ideias que aperfeiçoem o trabalho e a rentabilidade de empresas do ramo industrial, criando o ambiente para que estas últimas possam atuar como “investidores anjo”.

A ideia é alavancar os negócios, com a garantia que empresas de grande, médio e pequeno porte conhecerão as soluções. E, por outro lado, que a solução criada possa receber investimentos de mais de uma empresa – o que amplia as possibilidades para o ofertante e facilita para a empresa investidora.

Confira o cronograma:
Fase I – Inscrição das Startups
Edital aberto a partir de 19 de julho de 2021, para inscrição de Startups interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário de Adesão.
Características das soluções a serem apresentadas pelas Startups: Solução: MVP (modelo de negócio) – produto / serviço; Produção de conhecimentos aplicáveis à solução desenvolvida; Solução com aplicação em: melhoria de gestão, produto, processo ou serviço inovador com perspectivas de mercado (em escala piloto ou de protótipo); e A solução desenvolvida deve demonstrar potencial mercadológico.
Movimento de Empresas Júnior – MEJ – Empresa Júnior: associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, que apresentarem as características das soluções detalhadas neste edital para as startups, também poderão submeter sua inscrição.

Fase II – Inscrição das Empresas Investidoras
Edital aberto a partir de 16 de agosto de 2021, a inscrição de empresas aceleradoras interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário.
As empresas investidoras e as startups poderão se inscrever através do Portal do IEL RN suas demandas e ou interesses em soluções, bem como, indicar gargalos de gestão, tecnológicos e áreas de interesse, dos quais pretendem acelerar as startups neste edital.
As informações contidas no formulário, além da inscrição, servirão de base para a caracterização de possíveis soluções a serem ofertadas e/ou desenvolvidas pelas Startups.

Fase III – Apresentação para as Empresas Investidoras das soluções inscritas
As Empresas Investidoras, receberão do IEL RN, as análises das inscrições das startups, apresentando seu portfólio de soluções, de modo presencial e/ou virtual e indicarão seu interesse em aportar investimentos financeiros, preenchendo o formulário, para tantas forem as soluções de seu interesse.

Inscrição das Startups: até 15 de agosto
Inscrição das Empresas Investidoras: A partir de 16 de agosto

Live “Conheça as vantagens de ser uma empresa investidora” – 16 de agosto, às 16h30, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=IeBC4axH_0E

Para conhecer o Edital, mais informações e inscrições, acesse: https://www.rn.iel.org.br/negocios-inovadores