EEBA conta com o Sebrae-RN para promoção de oportunidades de negócios para empresas locais

17/09/2019   15h09

 

 

No Brasil, as micro e pequenas empresas desempenham um papel fundamental para economia. Mas gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. Todas as empresas, independente do seu porte enfrentam uma série de desafios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) age fortemente nesse sentido, atuando como um agente de capacitação e de promoção de desenvolvimento de pequenos negócios. No 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o Sebrae e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveram um espaço dedicado à exposição de empresas locais.

 

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemães (BDI), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o EEBA 2019, realizado entre 15 e 17 de setembro, trouxe uma série de debates, passando pelas áreas de negócios, relações comerciais e institucionais, além de proporcionar um intercâmbio de tecnologias e oportunidades, com especialistas e autoridades brasileiras e alemãs.

 

Segundo Zeca Melo, diretor-superintendente do Sebrae-RN, o evento é uma importante vitrine paras os produtos locais. “A ideia aqui é mostrar para empresários brasileiros e alemães um pouco da riqueza que produzimos no Rio Grande do Norte”, disse. O diretor também destacou a oportunidade de diálogo e a troca de experiências entre empresários brasileiros e alemães. “Mais do que fechar negócio, é um momento de dialogar e buscar parcerias. Temos aqui muitos empresários alemães e não poderíamos deixar passar essa oportunidade de mostrar as nossas empresas”, afirmou.

 

O potencial econômico do Rio Grande Norte foi inclusive ressaltado na fala do presidente da FIERN, Amaro Sales, durante a abertura do EEBA 2019. Um dos destaques fica por conta da produção salineira. “Na pauta de exportações, o Rio Grande Norte é o primeiro do Brasil no sal marinho; o 4º lugar nos pescados (em especial o atum) e 5º, nas frutas”, afirmou o diretor.

 

Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte

 

De acordo com estudo do Sebrae, as Micro e Pequenas Empresas representam parcela significativa no mercado nacional. Elas configuram 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Até 2022 elas devem chegar até 17,7 milhões de empreendimentos.

 

Um dos destaques no mercado potiguar, a cachaçaria Samanaú anda lado a lado com o Sebrae. Para Cynthia Costa, administradora e filha do idealizador do negócio, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é um grande parceiro. “Eles nos apoiam em muitos dos projetos que participamos, nos incentivam a estar presente em eventos e divulgar o nosso produto. Sem esse apoio nós não teríamos condições de estar aqui”, conta a empresária.

Outras seis empresas atendidas pelo Sebrae-RN também participaram de um dos principais eventos de cooperação bilateral entre Alemanha e Brasil. As empresas Coco & Cia, Produmar, Delícias Potiguar e CandyPop mostraram um pouco do potencial diversificado do Rio Grande do Norte.

 

 

Por Laís Maia

Foto: Eliel Matias