EEBA: Presidente da FIERN destaca importância do debate sobre acordo Mercosul-EU para a reindustrialização

14/03/2023   15h18

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, participou nessa segunda-feira (13) da abertura oficial do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em Belo Horizonte (MG). A solenidade de abertura contou com um debate entre ministros e representantes empresariais dos dois países, que destacaram a importância do acordo Mercosul-União Europeia para a reindustrialização do Brasil.

Amaro Sales ressaltou que o acordo vem sendo construído ao longo dos últimos anos e precisa se consolidar para que a indústria nacional, bem como a economia possa se fortalecer. “A discussão no EEBA vem ao encontro da necessidade da política de reindustrialização do nosso país, bem como de normas claras sobre as relações dos países do Mercosul e europeus para dar maior segurança jurídica e aumentar a competitividade”, disse.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, o acordo vai impulsionar os parceiros comerciais. “A implementação do acordo Mercosul-UE será muito positiva porque facilitará a diversificação das exportações e a ampliação da rede de parceiros comerciais nos países que integram os dois blocos. Ajudará, ainda, a agregar valor às cadeias de produção e a incentivar o crescimento da economia e a criação de empregos nas duas regiões”, afirmou.

Convidado para a abertura do encontro, o vice-presidente e Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também ressaltou a necessidade de avançar com a conclusão do acordo, fortalecendo o bloco sul-americano, e com o novo ADT. Segundo ele, o tratado já em análise pelo governo brasileiro.

“Nós vamos nos empenhar no Acordo Mercosul-UE. O presidente Lula teve uma importante agenda na Argentina para fortalecer o Mercosul e então avançarmos com o acordo. Também tivemos uma reunião há duas semanas, em Buenos Aires, para trabalhar nos detalhes. Mas não podemos voltar a discutir tudo”, disse o vice-presidente.

Os avanços pela conclusão do Acordo Mercosul-União Europeia e o acordo para evitar a bitributação entre os países já haviam sido listadas como mais impactantes na relação Brasil-Alemanha, em uma consulta prévia realizada pela CNI com empresas com relações econômicas com o país europeu. As conclusões deste levantamento foram apresentadas por Alban, durante a abertura do EEBA.

Também presente no encontro econômico, o vice-chanceler e ministro da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, avalia os dois tratados como um importante pilar na relação entre as economias. “O acordo Mercosul-UE está negociado há muitos anos e não é essa a velocidade com a qual podemos tomar decisões políticas porque não é competitivo. Acredito que agora existe um momento político propício e temos oportunidade para ajustar”, afirmou o ministro.

Além dos ministros brasileiro e alemão e dos representantes do setor industrial, participaram da abertura do EEBA o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe; a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

EEBA 2023

O EEBA reúne, a cada dois anos, empresários brasileiros e alemães, associações setoriais, investidores, autoridades e gestores governamentais interessados em fortalecer as relações bilaterais. Entre as metas do encontro, estão a discussão de novos investimentos e oportunidades de cooperação, apresentações de propostas para a melhoria do ambiente de negócios, facilitação do relacionamento comercial entre empresas e conexão entre pessoas.

Neste ano, o EEBA chega a sua 39ª edição, com o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”. O encontro realiza painéis temáticos ao longo dos dois dias de realização, com os temas Sustentabilidade e Descarbonização Industrial, Transição energética, Transformação digital e Desafios geopolíticos. A programação contemplou também visitas técnicas ao Centro de Inovação e Tecnologia SENAI-MG e ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 da FIEMG.

Ainda no cronograma, foram realizadas visitas ao Aeroporto Industrial de Belo Horizonte e a empresas mineiras. Nesta terça-feira (14), foi realizado um encontro entre empresas brasileiras e alemãs para promover novos negócios em bens, serviços e tecnologias para os setores de indústria urbana, metalomecânico, químico e farmacêutico, rochas e minerais, TIC e eletrônico e educação.