Em carta aberta aos prefeitos, federações empresariais defendem medidas em apoio as MPE

24/03/2020   15h53

As federações representativas dos setores produtivos do Estado divulgaram, nesta terça-feira (24), uma “Carta aberta aos prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte” na qual defendem a adoção de medidas emergenciais diante da necessidade de apoio às pequenas e micro empresas neste período de crise provocada pela pandemia do coronavírus. Na carta, FIERN, SEBRAE, FECOMÉRCIO, FAERN, FCDL e FACERN defendem o adiamento do prazo de recolhimento da cota tributária municipal dentro do simples nacional (ISS) pelo prazo de 120 dias. Além disso, destacam também que é preciso assegurar que as compras das gestões municipais privilegiem os pequenos negócios e as empresas locais.

“É fato inquestionável que a pequena empresa tem papel fundamental na construção de um Brasil mais justo, igualitário e desenvolvido. Tal assertiva é particularmente verdadeira no Rio Grande do Norte, onde certa de 98% de todos os negócios se encaixam neste segmento. A atividade empresarial, com é de conhecimento de todos, atravessa momentos dramáticos em razão da pandemia global do Covid-19”, destaca a Carta aos Prefeitos do RN.

O documento também aponta que a gravidade do momento requer “agilidade nas ações públicas para socorrer as micro e pequenas empresas do nosso estado, base da economia local”. “Temos a convicção da necessária participação das prefeituras municipais para a superação desse momento crítico e para manutenção das atividades empresariais, garantindo os empregos e a qualidade de vida da nossa população”, afirma.

“Entendendo ser uma iniciativa relevante para a sobrevivência das empresas locais, contamos com a sensibilidade dos gestores municipais para juntos vencermos todas as dificuldades impostas pela atual crise” concluir a carta assinada pelas entidades empresariais.