Em inauguração da SESI Escola, presidente da FIERN afirma que “não existe mudança se não for pela educação”

25/03/2022   15h56

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Amaro Sales, inaugurou hoje (25), oficialmente, a unidade da SESI Escola em São Gonçalo do Amarante. Diante de mais de 500 alunos e com a presença de autoridades e diretores da FIERN, Amaro Sales destacou a importância da educação para a formação e qualificação dos jovens. “Não existe mudança se não for pela educação”, destacou, com emoção, ao comentar o alto nível das instalações e a tecnologia que a escola oferece.

 

Durante o evento, ele chamou ao palco uma aluna da SESI Escola, a estudante Eloá, e contou um pouco da história dela. Emocionado, Amaro Sales lembrou de quando esteve em visita à escola, no ano passado, e a conheceu. “Ela me disse que passava aqui em frente e sempre dizia ao pai que um dia iria estudar nesse lugar”, narrou. A garota confidenciou que pensava só existir uma instituição de ensino no nível da SESI Escola em filmes.

 

O presidente fez questão de agradecer aos orientadores, professores, alunos e pais por acreditarem no projeto desenvolvido na SESI Escola de São Gonçalo de Amarante. “Quero que você Eloá, e todos os alunos aqui presentes, se sintam abraçados hoje. Precisamos de jovens preparados e qualificados para os postos de trabalho como vocês serão”, disse.

 

 

Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques frisou a importância do ensino no Brasil e parabenizou pelo projeto desenvolvido na SESI Escola. “Vou relatar à governadora o que vi aqui porque esse é o futuro do Rio Grande do Norte”, disse. Marques também comentou a respeito de fortalecer parcerias com a FIERN no que se referente ao setor de educação no RN.

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, afirmou que é um grande marco para o SESI em todo o Brasil. “Nessa escola tem um modelo de referência que será replicado para as escolas do SESI no país”, disse.

 

O investimento na unidade educacional foi de R$ 10 milhões. O projeto da SESI Escola une disciplinas regulares previstas currículo educacional do país que se somam a atividades complementares como empreendedorismo, programação e robótica, como forma de aproximar a formação dos estudantes do que são as maiores exigências em formação do mercado de trabalho, especialmente da indústria.

 

Além disso, é trabalhado junto aos alunos o conceito de que eles integram parte de um contexto social em que se trabalha a sustentabilidade e o coletivismo. “Tudo isso é motivo de muito orgulho”, afirmou.

 

Atualmente, a SESI Escola oferta Ensino Fundamental II e Médio recebendo tanto filhos de pessoas que trabalham na indústria, com mensalidades subsidiadas pelo Sistema Indústria, quanto o público em geral.

 

Ao final da cerimônia de inauguração, o padre Valberto Messias, pároco de São Gonçalo do Amarante, fez a benção da SESI Escola. Participaram da solenidade diretores e gestores da FIERN além de representantes dos sindicatos filiados à Federação e o secretário de Educação de São Gonçalo, Othon Militão Júnior, representando o prefeito daquele município, Paulo Emídio.

 

Industrial Álvaro Coutinho da Motta é homenageado em biblioteca

O industrial Álvaro Coutinho da Motta, falecido em 2020, foi homenageado durante a solenidade de inauguração da SESI Escola em São Gonçalo do Amarante. A biblioteca da unidade escolar do SESI recebeu o nome do industrial em referência aos serviços prestados em favor do setor industrial do Rio Grande do Norte ao longo de décadas.

 

 

Durante a solenidade na SESI Escola, a filha do industrial, a professora Karla Motta disse que é uma grande honra ter o nome do pai homenageado em uma biblioteca. “Este é um ponto de concentração de conhecimento, de transformação”, declarou. Ano passado, Álvaro Motta foi homenageado, in memoriam, com a medalha Mérito Industrial Walter Byron Dore, a maior honraria concedida pela FIERN.

 

Estrutura diferenciada

Mais que uma unidade de ensino, a SESI Escola São Gonçalo do Amarante possui estrutura e equipamentos diferenciados para que o aluno possa colocar em prática o que aprende na teoria durante as aulas. A gerente-executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que a SESI Escola utiliza metodologias que unem ciências, tecnologias, engenharia, matemática e linguagens para incentivar habilidades necessárias à vida e ao mundo do trabalho.

 

Para se ter ideia disso, a escola dispõe de uma Arena de Robótica com 290 metros quadrados, além de dois centros de usinagem e impressora. Há ainda 30 robôs tipo ev3, 10 robôs tipo spike, 2 robôs FTC e 15 notebooks à disposição dos alunos. A SESI Escola conta com mobiliário adequado para a prática e desenvoltura da robótica como bancas para a prática da disciplina com capacidade para 44 alunos. No local, há ainda quatro arenas de competição FLL (FIRST LEGO League Challenge), duas arenas de competição FTC (FIRST Tech Challenge) e duas salas para reunião de equipe.

 

A escola conta também com a lousa digital interativa, um equipamento que funciona a partir de um computador integrado a um quadro sensível ao toque e um projetor. A interação com a lousa digital ocorre porque a tela é touchscreen. Isso permite que quem a utilize faça desenhos, sinais e anotações de palavras para enfatizar as informações que está transmitindo, o que torna o ambiente mais colaborativo tanto para professores quanto para alunos.

Entre os diferenciais das escolas do SESI está o Torneio de Robótica, que é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciências e tecnologia dentro do ambiente escolar.

 

 

A escola também atua com educação tecnológica, que é um instrumento para conectar a escola ao mundo presente e futuro dos alunos, um universo revolucionado pela tecnologia cada vez mais dinâmico e complexo.

Além disso, a escola tem um Sistema Estruturado de Ensino, que é uma proposta educacional moderna e diferenciada resultado de anos de experiência dos autores mais renomados na criação de livros didáticos no país.

 

Investimento se transforma em resultado

Os alunos e professores da SESI Escola têm se destacado em concursos e olimpíadas. Eles receberam certificados, em 2021, pela participação na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na IV Olimpíada Brasileira de Cartografia, além das Olimpíada Nacional de História do Brasil, Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Nacional de Ciências (medalha de prata no país). Além disso, proporcionaram à SESI Escola SGA, em 2021, o título de escola com segundo melhor desempenho no ENEM entre as SESI Escola de todo o país. No ENEM de 2022, conquistaram importantes primeiros lugares em cursos da UFRN, UERN e IFRN e somaram mais de 60 alunos aprovados em cursos de graduação de várias áreas de atuação.