Em Mossoró, Semana da Indústria promove palestras sobre Construção Civil e Saúde e Segurança do Trabalho

24/05/2022   16h10

As unidades do Sistema FIERN em Mossoró realizaram, nesta terça-feira (24), eventos da Semana da Indústria. A programação aconteceu no Instituto SENAI de Tecnologias (IST) e no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB/SENAI), que receberam palestras sobre ferramentas do Governo Federal na área de construção civil e saúde e segurança do trabalho.

“A Semana da Indústria traz uma programação importante e riquíssima em um momento muito especial, de retomada da economia do nosso estado”, destaca o gerente do CETIB/SENAI, em Mossoró, Francisco Moreira Maia.

No IST, o tema foi “A importância do PBQPH na Indústria da Construção Civil”, na palestra ministrada pela engenheira civil Tassyla Barbosa, que é assessora técnica do SENAI-RN. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH) é uma ferramenta do Governo Federal utilizada para garantir qualidade e durabilidade a habitações de interesse social.

“O PBQPH tem como objetivo melhorar a qualidade das construções, através da avaliação da conformidade do material, formação e requalificação da mão de obra, reduzindo desperdícios e otimizando processos”, explica Tassyla.

O gerente do IST, Emery Costa, afirma que “o PBQPH é uma ferramenta suma importância na indústria da construção civil. A certificação é exigida para a liberação de financiamentos junto as instituições financeiras e o IST está preparado para apoiar a indústria da construção com consultoria na área”.

Já no CETIB/SENAI, a instrutora de educação do SENAI-RN Aline Janaína Benevides ministrou a palestra “Eventos de SST [Saúde e Segurança no Trabalho] no eSocial”. O eSocial é um Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) focado na área de saúde e segurança do trabalho, onde as empresas enviam dados sobre a saúde dos trabalhadores para o Governo Federal.

Na palestra, Aline explicou o processo de comunicação dos eventos de saúde e segurança do trabalho pelo eSocial, como afastamentos por doença ou acidentes. “O eSocial permite unificar o processo dessas informações e promove mais segurança, reduzindo a possibilidade de fraudes”, explica.

Saúde e segurança do trabalho em pauta no CAT Mossoró

O Centro de Atividades do SESI Mossoró (CAT Mossoró) também recebe uma programação sobre saúde e segurança do trabalho (SST). Desde segunda-feira (23) até a sexta (27), o engenheiro de Segurança do Trabalho Nerivaldo Albuquerque Batalha ministra duas palestras, com os temas “Entendendo o Programa de Gerenciamento de Riscos NR01” e “eSocial e seu impacto no SST”.

A NR01 é a Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes gerais sobre saúde e segurança do trabalho. A legislação estabelece o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que busca estabelecer critérios para análise de riscos de diversas naturezas e para a aplicação de medidas que reduzam de acidentes e doenças laborais.