Em parceria com o SESI, Futura exibe segunda temporada da série Escolas Inovadoras

22/08/2018   17h19

 

Como escolas de diferentes contextos atuam em prol da inovação na educação? Quais são os desafios e dificuldades enfrentados para implementar novas práticas, métodos e abordagens? A segunda temporada da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, em exibição no Futura, faz um panorama da inovação ao redor do mundo. Na produção, 12 instituições de ensino em 11 países diferentes – do Brasil à Indonésia, da Argentina a Israel –  mostram que é possível encontrar modelos de educação abertos às questões e demandas da sociedade moderna, buscando o desenvolvimento do aluno de maneira integral.

 

Idealizada pelo Futura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a série tem 13 episódios de 52 minutos cada. A consultoria pedagógica ficou a cargo do Porvir, do Instituto Inspirare, e a produção é da Cinegroup, com direção de Márcio Venturi. As escolas retratadas na nova temporada se localizam em Curitiba e Manaus (Brasil), Rosário (Argentina), Cusco (Peru), Redwood City (EUA), Ottawa (Canadá), Barcelona (Espanha), Pulheim (Alemanha), Hadera (Israel), Vaatsa (Estônia), Sidney (Austrália) e Bali (Indonésia). O último episódio faz um apanhado de todas as experiências.

 

“É importante destacar que o SESI apoia e fomenta o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuam com a disseminação de experiências de sucesso, que ocorrem no Brasil e no mundo e que inspirem as práticas educativas realizadas nas escolas”, diz Paulo Mól, diretor de Operações do SESI.

 

No episódio de estreia, no dia 16 de agosto, o destaque foi o colégio amazonense Waldir Garcia, em Manaus, que investe em inclusão como um dos seus princípios. Assim, o convívio entre alunos imigrantes, com necessidades especiais e de origens étnicas diferentes enriquece o dia a dia nas salas de aula.

 

Já o episódio dedicado à escola SESI Internacional, em Curitiba, no Paraná, mostra a aprendizagem dos alunos através de oficinas temáticas, que reúnem estudantes de séries diferentes e em que os professores atuam como mediadores do conhecimento, trazendo provocações e perguntas-guia. Ainda na América do Sul, a série apresenta a metodologia do colégio Pukllasunchis, em Cusco, no Peru, que é baseada em interculturalidade, igualdade de gênero, conscientização ambiental, valores e atitudes. Já em Rosário, na Argentina, o projeto Cidade Educadora promoveu transformações urbanísticas e colocou em prática projetos para criar espaços públicos de convivência, com a aproximação entre educação, saúde e cultura.

 

A série passa ainda pelo Canadá e traz a Glashan Public School, em Ottawa, que equilibra tecnologia e interação em sua metodologia, de forma a garantir a autenticidade das experiências pessoais dos estudantes, que aprendem sobre suas diferentes origens e a história do país. Já em Redwood City, nos Estados Unidos, a Design Tech School usa o Design Thinking para solucionar problemas com criatividade, com o objetivo de que os alunos desenvolvam as habilidades do século XXI.

 

Outra instituição visitada é a Green School, em Bali, na Indonésia, que tem arquitetura em formato circular, foca no desenvolvimento sustentável e ensina seus alunos a respeitar a natureza de forma prática e efetiva. O programa chega a Sidney, na Austrália, e mostra a experiência inovadora na St. John XXIII Catholic Learning Community, instituição de ensino que aboliu as salas de aula e integra os alunos por nível de aprendizado em grandes espaços, nos quais diversos professores da mesma disciplina trabalham os conteúdos sob diferentes pontos de vista, unindo a tecnologia à aprendizagem através de projetos.

 

Na Estônia, por sua vez, a escola Väätsa Põhikool valoriza as brincadeiras no dia a dia e o aprendizado prático, tendo a tecnologia como uma importante aliada em todo o processo educacional. Já em Israel, o programa mostra a Escola Democrática de Hadera, que enxerga as crianças como pessoas capazes de tomar decisões, colocando-as como participantes ativas na formação do dia a dia.

 

Também será apresentada a Geschwister-Scholl-Gymnasium, em Pulheim, na Alemanha, que integra refugiados e crianças com necessidades especiais no processo educacional, com projetos que envolvem disciplinas tradicionais e temas como sustentabilidade e cultura. E a Escola Dels Encants, em Barcelona, na Espanha, que conta com uma arquitetura e ambientes diferentes para facilitar a livre circulação dos alunos e onde as crianças têm autonomia para criar seu próprio itinerário de aprendizado.

 

SAIBA MAIS – Após a exibição, todos os episódios podem ser conferidos no Futura Play.

 

ASSISTA!
Série Destino: Educação – Escolas Inovadoras – Segunda Temporada
Data e horário de exibição: quintas-feiras, às 21h
Duração: 52 minutos
Classificação: livre