Em reunião da Diretoria da FIERN, Exército apresenta oportunidades aos setores produtivos

2/09/2022   14h01

A participação dos generais Carlos José Rocha Lima — comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Guarnição Federal de Natal — e Nilton José Batista Moreno Júnior — chefe do Escritório Estratégico do Comando Militar do Nordeste — na reunião da Diretoria da FIERN, nesta quinta-feira (01/09), destacou o potencial de aproximação e parcerias entre o “Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação” e os setores produtivos do Rio Grande do Norte.

“Mostramos à indústria do Estado essas novas possibilidades do Sistema de Defesa, juntando o setor produtivo com as universidades e a academia de inovação, em particular o Exército brasileiro. É um orgulho muito grande mostrarmos as possibilidades de atuação em conjunto. Agradecemos essa chance de fazer a apresentação”, afirmou o general Nilton Moreno Júnior.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, disse que a presença dos comandantes do Exército na reunião da Diretoria da Federação da Indústria foi importante para mostrar que há possiblidade da iniciativa privada atuar no setor de defesa e diversos ramos podem interagir com chances de crescimento. “Essa presença do Exército brasileiro âncora oportunidades que venham a surgir principalmente para a indústria do Rio Grande do Norte. E ficou demonstrado neste encontro que há diversas oportunidades, até porque as Forças Armadas têm projetos para a região Nordeste”, comentou.

Amaro Sales acrescentou que, nas relações institucionais, o Mais RN também pode contribuir com as informações que estão sendo sistematizadas junto aos Comandos militares e na troca de experiência nas plataformas, que estão em desenvolvimento para a análise de dados.

Durante a reunião da Diretoria, os generais fizeram também uma apresentação inicial do projeto da Escola de Sargentos do Exército que será construída em Abreu e Lima (PE). “A nova Escola de Formação e Graduação e Sargentos do Exército será instalada nos próximos doze anos em Pernambuco”, informou o comandante Nilton Moreno Júnior. O investimento na Escola será de R$ 1,55 bilhão, na construção em doze anos, mais R$ 419 milhões, de contrapartida do Governo do Estado.

Com a nova escola, o Exército centralizará a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em diferentes cidades brasileiras, explicou o general Nilton Moreno Júnior.

A pedra fundamental da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército foi lançada em março deste ano. A intenção — segundo o coronel Almir Mendes da Silva, chefe do Escritório do Sistema de Indústria e Academia de Inovação — é assegurar instalações plenamente sustentáveis.