Em visita ao ISI-ER, diretor da Finep discute importância de centros avançados de tecnologia estratégica para o Brasil

22/03/2022   17h26

Da esquerda para a direita: Marcelo Camargo e Marcelo Bortolini, da Finep, com Rodrigo Mello, Djalma Barbosa Júnior e Eduardo Viana

Executivos da Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), discutiram nesta terça-feira (22) – em visita ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em Natal – a relevância de centros avançados de tecnologia estratégica para o Brasil “que deem dinamismo de startups a grandes empresas”, além de possíveis parcerias focadas especialmente na indústria de energias renováveis.

Segundo o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da agência, Marcelo Bortolini, possibilidades de fomento na área estão em estudo dentro do Programa de Apoio a Ambientes de Inovação e “é um estímulo enorme saber que o Brasil tem capacidades e potencialidades, como o SENAI (por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis) apresentou à Finep”.

Bortolini destacou ainda o poder de articulação do Instituto com o mercado e com outros atores do ecossistema de inovação, após conhecer detalhes dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) do ISI e da infraestrutura em que está inserido, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN.

A apresentação foi conduzida pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello. Também participaram o superintendente de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, Marcelo Camargo, o assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Eduardo Viana, e o diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior.

Rodrigo Mello destacou na reunião projetos de PD&I do ISI-ER e o potencial de geração de energias renováveis do Rio Grande do Norte e do Brasil

Mello destacou o potencial de geração de energias renováveis medido pelo Instituto, pioneiro no Brasil em estudos sobre energia eólica offshore. Também detalhou a atuação estratégica da rede de Institutos SENAI de Inovação, criada para dar respostas nacionalmente à indústria em diversas frentes de atuação.

Ele ressaltou a relevância do encontro com a Finep. “Receber a diretoria da principal agência de fomento brasileira à inovação e pesquisa é uma honra para qualquer instituto que trabalha com PD&I e poder apresentar o que fazemos e podemos construir em conjunto foi uma oportunidade ímpar, que poderá gerar boas e grandes parcerias para o setor de energias renováveis e a sustentabilidade”, disse.

SOBRE O ISI-ER
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de PD&I. O ISI-ER está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios. Foi a primeira instituição no Brasil a medir em campo o potencial de geração eólica offshore e mantém projetos em expansão nessa e em outras frentes de investimentos.