Empregabilidade gerada pelos cursos técnicos e Energias Renováveis são foco da reunião do Conselho do SENAI

24/02/2022   18h26

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou nesta quinta-feira, 24, a primeira reunião de 2022 do Conselho Regional. Na abertura o presidente da FIERN e do Conselho do SENAI, Amaro Sales de Araújo enfatizou a importância da formação profissional, da produção de energias renováveis pelo estado e da geração de emprego e renda. “É gratificante quando ouço o diretor regional dizer que dos egressos dos cursos técnicos do SENAI no RN, 100% estão empregados”, comemora.

O SENAI/RN bateu 100% das metas estabelecidas para educação profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) no ano de 2021.

O presidente também parabenizou o industrial Marcelo Rosado e o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Júnior, pelo trabalho deles ter colocado entre os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação a indústria Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal — uma ação da FIERN, por meio do COINCITEC / NAGI e parceiros. As iniciativas concorrem nas modalidades de Média Empresa (BQMIL) e de Ecossistema Local de Inovação – ELI.

Tanto a empregabilidade gerada pelo SENAI, quanto a classificação para o Prêmio de Inovação foram alvo de vários elogios por parte dos conselheiros presentes à reunião. “Começamos essa trajetória em 2020 com força total, e veio a pandemia e tudo se complicou. Mas graças ao apoio que recebemos do Sistema conseguimos chegar até a final, foi um apoio muito importante que chegou no momento certo”, disse o industrial Marcelo Rosado, conselheiro do SENAI e CEO da BQMil.

Energias Renováveis

Entre as ações realizadas pelo SENAI Rio Grande do Norte, que foram destacadas pelo diretor regional Emerson Batista está a chamada pública do SENAI-CTGAS-CTG que atrai 36 projetos em hidrogênio verde de 14 estados no país; a confirmação por parte do Governo Alemão da prorrogação do projeto Verena – viabilizando o primeiro Buggy Elétrico do RN; a apresentação da Associação Potiguar de Energias Renováveis de análise do setor solar do RN ao ISI-ER; visita da Companhia Energética do estado de Minas Gerais ao ISI-ER em busca de novos projetos; e a certificação por competência de colaboradores das empresas associadas à APER.

Por Jô Lopes - Unicom FIERN
Edição: Juliska Azevedo - gerente de comunicação do Sistema FIERN