FIERN divulga síntese do novo CAGED do RN referente a abril de 2022

9/06/2022   10h58

 

No mês de abril, o emprego com carteira assinada no Rio Grande do Norte registrou saldo positivo correspondente a +1.588 contratações líquidas, depois de um corte de -1.789 vagas em março. O balanço do mês resultou da diferença entre 15.732 admissões e 14.144 desligamentos, resultando no aumento 0,36% no total de empregados (estoque) vinculados à CLT. Entre os grandes setores, Indústria e Serviços assinalaram saldo positivo em abril, correspondentes a +1.047 e +1.261 vagas, respectivamente. Em contrapartida, a Agropecuária cortou -639 empregos e o Comércio -81. O recuo do primeiro deve estar relacionado ao fim da safra do melão e de outras lavouras temporárias, enquanto o segundo a impacto da perda de poder aquisitivo da população, devido ao aumento da inflação e das taxas de juros. Mesmo assim, em termos gerais, este é o primeiro abril com saldo positivo desde de 2020 quando os efeitos mais agudos da pandemia começaram a aparecer na atividade econômica do estado.

 

O setor industrial potiguar abriu +1.047 postos de trabalho em abril, resultante da abertura de +281 vagas na Indústria Geral e +766 na Construção. Com este resultado, o setor aumentou em +1,04% o estoque de empregados comparativamente ao mês anterior. Em termos do desempenho, pelo lado positivo, a Construção (+766) manteve a dianteira das contratações, com destaque para os segmentos de Edificações, Obras de infraestrutura e Serviços especializados; Fabricação de produtos de minerais não-metálicos ficou em segundo lugar, com +85 vagas, com evidência para as Estruturas pré-moldadas de concreto armado (+65), que são insumos utilizados na instalação de usinas eólicas; Alimentos ficou em terceiro, com +77 vagas e destaques distribuídos entre Preservação e produtos do pescado, Fabricação de conservas de frutas e legumes e Moagem e fabricação de produtos amiláceos. Registre-se, ainda, as +90 contratações na Extração mineral, das quais 66 em Extração e Atividades de apoio na indústria do petróleo. Quanto aos cortes de empregos, a Indústria têxtil fechou -55 postos de trabalho, seguida da Fabricação de álcool (-23) e Produtos de madeira (-20).

 

No acumulado na janeiro-abril, a Construção manteve a liderança nas contratações (+ 2.115 vagas), enquanto a Transformação registrou balanço negativo (-1.842 vagas). Neste último caso, o resultado se deve às dispensas de mão de obra contratada em regime temporário para a moagem da cana-de-açúcar, uma vez que esta alcançou sua fase final. Entretanto, nos últimos doze meses até abril, o saldo da Transformação esteve à frente (+54.515).

 

Após a movimentação de mão de obra com carteira assinada em abril, o número de empregados vinculados à CLT no estado totalizava a 438.389 empregados, dos quais 101.312 (23,11%) ocupados em atividades industriais.

 

Requerimentos de Seguro-Desemprego

No mês de abril, foram registrados 6.817 requerimentos de seguro-desemprego vinculados a atividades formais no Rio Grande do Norte, correspondente à retração de – 13,10% em relação aos pedidos de março e queda -0,28% ante as solicitações de abril de 2021.

 

Clique aqui e confira o CAGED de abril na íntegra.