O empresário da indústria gráfica Pedro Fausto de Oliveira foi reconduzido à presidência do Sindicato da Indústria Gráfica do Rio Grande do Norte (SINGRAF-RN) para o quadriênio 2024 a 2027. A eleição de chapa única para a diretoria da entidade ocorreu na segunda-feira (27).
Pedro Fausto, proprietário da LUCGRAF Gráfica e Editora, expressou a honra ao receber novamente a confiança do empresariado do setor para mais um mandato à frente da entidade sindical. Em suas palavras, ele destacou a responsabilidade que aumenta diante do desafio significativo que se apresenta e demonstrou confiança ao afirmar que conta com o forte apoio dos associados.
O presidente falou ainda de projetos e perspectivas para a gestão do próximo quadriênio. “As perspectivas são as melhores possíveis, dentro de um planejamento estratégico e com o apoio da FIERN. Com o novo modelo implantado pelo presidente Roberto, teremos uma nova gestão de realizações, se Deus quiser”, afirmou Pedro Fausto.
Ele também mencionou um plano de ação para o ano de 2024 e demais períodos, que inclui a elaboração de uma pesquisa setorial por segmento (off-set, digital, embalagens e outros) para identificar os principais gargalos e dificuldades que as empresas enfrentam. Diante desse diagnóstico, serão implementadas ações visando promover o desenvolvimento do setor.
“Já sabemos de alguns, como destinação correta dos resíduos produzidos pelas indústrias gráficas, cursos para impressor off-set e digital, cursos de atualização para orçamentistas específicos, softwares de gestão”, comenta Fausto sobre algumas iniciativas que serão implementadas nesta gestão.
No que diz respeito ao balanço das atividades, ele destaca resultados positivos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante a pandemia de covid-19. Entre as ações realizadas, o industrial mencionou o selo da indústria gráfica do RN; inclusão do setor gráfico no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi); prêmio JC Cordeiro de Excelência Gráfica no RN; diagnóstico do setor gráfico; e a promoção do envio de uma comitiva de empresários do setor para a primeira exposição do setor gráfico – Expoprint 2022, com subsídio do Sebrae.
Texto: Líria Paz
Foto: SINGRAF-RN