Empresários brasileiro e alemão recebem Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

24/06/2018   22h03

A entrega do Prêmio Personalidade Brasil – Alemanha, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK), realizado na noite deste domingo (24), homenageou o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o brasileiro Clóvis Tramontina, e do lado alemão, o presidente de Honra do Grupo Bosch, Prof. Dr. Hermann Scholl.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou do jantar de gala que dá início às atividades do Encontro Econômico Brasil Alemanha 2018.

Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) acontece de 24 a 26 de junho, na cidade de Colônia, Alemanha. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (25). O evento é anual e realizado alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica.

O presidente da AHK São Paulo, Wolfram Anders, deu as boas vindas aos empresários e autoridades governamentais ao jantar de entrega do Prêmio e destacou a importância do EEBA para o estreitamento das relações entre os dois países. “As empresas alemãs continuam convencidas no potencial no Brasil”, disse Anders, ao avaliar o mercado brasileiro em meio a indefinição no cenário político e econômico do país, que deverá ter mudanças após as eleições em outubro.

Antes da entrega do prêmio, um talk show reuniu o presidente da Bayer, Werner Baumann, o embaixador do Brasil na Alemanha, Mário Vilalva, o ministro de economia e inovação da Renânia do Norte, Andreas Pinkwart, e o vice presidente da AHK, que avaliaram potenciais e desafios do mercado dos dois países. Em comum, os executivos reconheceram a importância do mercado brasileiro e a necessidade de investimento e melhoria no sistema de educação brasileiro, bem como da aprovação das reformas da Previdência, Tributária e Fiscal. No Brasil, existem 1.600 empresas alemãs instaladas.

Além do presidente Amaro Sales, o superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Helder Maranhão, também participou do evento.

Homenageados

Clovis Tramontina é Presidente do Conselho de Administração da empresa familiar Tramontina. Seguindo os passos de seu avô, fundador da companhia, dedicou-se ao sucesso da empresa. Graças à estratégia de internacionalização do executivo gaúcho, a empresa está presente em mais de 120 países. Com sua presença na cidade de Colônia a Tramontina é considerada uma das maiores investidoras brasileiras na Alemanha.

Atual Presidente de Honra do Grupo Bosch, Prof. Dr. Scholl tem uma carreira de grande sucesso na companhia. Ingressou na Bosch GmbH em 1962, na área de desenvolvimento de equipamentos automotivos e evoluiu na empresa rapidamente. Em 1978, assumiu a Presidência; no ano de 1993, tornou-se Presidente do Conselho; e em 2011 Presidente do Conselho Fiscal e Sócio-Gerente da Robert Bosch Industrietreuhand KG. Sob a gestão de Prof. Dr. Scholl a Bosch se tornou uma das empresas de tecnologia pioneiras no mundo.