Empresários destacam otimismo e confiança nas relações comerciais entre Brasil e Alemanha

16/09/2019   23h13

Durante o encerramento da 37ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha, que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (16) em Natal, empresários e autoridades do governo brasileiro e alemão demonstraram otimismo no avanço do acordo de livre comércio Mercosul e União Europeia e nas relações entre os dois países.

“Agora, o nosso olhar é olhar para a frente. Que cheguem os frutos de tudo que estamos construindo para aproximar empreendedores e instituições brasileiras e alemãs”, enfatizou o presidente da Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales. Ele fez uma avaliação do primeiro dia de evento e agradeceu a participação de todos no EEBA Natal 2019, que reuniu mais de mil pessoas, entre empresários e representantes de governos e instituições dos países em Natal.

Ao final do evento e de uma série de painéis que propiciaram um rico debate em torno de temáticas das mais diversas, como perspectivas políticas e econômicas, oportunidades e desafios para as empresas do agronegócio, a digitalização e produtividade voltada às PMES, e uma discussão sobre infraestrutura e energias, e qualidade de vida na indústria, no âmbito da saúde e educação, Amaro Sales afirmou que a mensagem foi transmitida com especial entusiasmo. “O Nordeste e o Rio Grande do Norte estão de braços abertos para as parcerias planejadas entre o Brasil e Alemanha”, destaca.

Para o presidente da Federação das Indústrias Alemã, Dieter Kempf, o Brasil passa por um momento promissor, principalmente devido ao avanço das reformas estruturais. Segundo ele, além do encaminhamento da reforma da previdência, a indústria aposta na reforma tributária para eliminar o excesso de obrigações burocráticas que prejudicam empreendedores.

O discurso otimista foi compartilhado pelo presidente LADW e membro do Conselho da Volkswagen, Andreas Renshchler. “Nós tivemos um dia intenso e muito produtivo. Discutimos e avançamos em variadas temáticas e eu tenho convicção de que estamos trilhando um caminho que demonstrará que vale a pena investir no Brasil”, afirma. O presidente também destacou a necessidade de voltar a discutir esses temas no próximo EEBA. “Precisamos modernizar a agenda, discutindo temas como a digitalização e economia sustentável”.

Também falou com otimismo sobre o cenário econômico e parceria entre Brasil e Alemanha, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. “As coisas estão se mexendo no desenvolvimento econômico do Brasil. Ficarei muito feliz se esse dinamismo da economia também ocorrer na proteção do meio ambiente. Devemos combater o desmatamento através de uma economia sustentável”, ressaltou.

O co-presidente da Comista, Seção Brasileira e presidente da Bayer Brasil, Marc Reichardt, destacou os debates sobre as perspectivas econômicas e políticas e parabenizou a Federação de Indústria do Rio Grande do Norte pelo evento e o público pela hospitalidade.

Após as considerações sobre a edição do EBBA 2019, o público conheceu a próxima sede do evento, considerado o maior encontro econômico bilateral do mundo. Na 38ª edição do EEBA empresários e autoridades brasileiras e alemãs voltam a se encontrar em Munique, na Alemanha, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2020. O Encontro é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias da Alemanha (BDI, na sigla em alemã), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Por Laís Maia

Fotos: Moraes Neto