Empresários e autoridades brasileiras conhecem a experiência de sucesso da empresa potiguar SterBom

17/09/2019   15h53

Completando a programação do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), a manhã desta terça-feira (17) foi dedicada às visitas técnicas em instituições e empresas de expressiva participação no mercado potiguar. Uma delas foi a Sterbom, localizada no Distrito Industrial de Parnamirim (RN). Estudantes, empresários e autoridades brasileiras conheceram as instalações onde são produzidos os mais diversos sabores e picolés (10 mil unidades por hora), além de polpa de frutas (4.500 quilos por dia, em 13 sabores), casquinha para sorvete, gelo e água mineral.

O diretor presidente da Sterbom, Antônio Leite, contou um pouco da história da empresa. Genuinamente potiguar, a empresa nasceu de um sonho de criança, e com trabalho, dedicação e visão, tornou-se umas das maiores indústrias do mercado potiguar, empregando mais de 700 pessoas e gerando outros 6.000 empregos indiretos. Atualmente, graças a sua cadeia produtiva, de distribuição e comercialização, a SterBom vende seus produtos para todo o Nordeste e parte do Norte e Sudeste.

A indústria de sorvetes, polpas de suco e água tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Nós investimos bastante na preservação meio ambiente onde atuamos, reutilizando a água para manutenção das áreas verdes e com estações de tratamento de efluentes”, explica Antônio Leite. A empresa tem ainda uma das maiores unidades privadas de produção de energia solar do Estado.

Após a apresentação dos expressivos números da empresa, o diretor presidente da Sterbom falou com otimismo do cenário econômico do país e transmitiu uma mensagem de incentivo para os participantes da visita técnica. “Quando vocês montarem um negócio, acreditem. Dificuldade sempre tem, mas eu tenho certeza que estamos no caminho certo. Procurem e trabalhem que as coisas dão certo”, disse o empresário.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, José Vieira, acompanhou a visita técnica do grupo e aproveitou a oportunidade para parabenizar a experiência da SterBom. Positivo, o presidente reforçou a mensagem de incentivo do diretor da indústria de sorvetes e picolés e também ressaltou a importância de facilitar o empreendedorismo no Brasil. “Eu espero que nessa nova fase a gente consiga destravar o desenvolvimento porque quem gera emprego não é governo, é empreendedor, é o setor privado. E é esse que precisamos incentivar”, disse José Vieira.

Confira as fotos do EEBA 2019 no Flickr da FIERN

O empresário Manauara Dallyson D’ Almeira diz ter ficado impressionado com as dimensões do trabalho realizado pela SterBom. Ele também destacou a importância de eventos como EEBA, que promovem um diálogo entre brasileiros e alemães. “É um momento de exposição de experiências e troca de conhecimento, não só entre empresários brasileiros e estrangeiros, mas também empreendedores locais. Acho muito importante realizar essa aproximação”, concluiu o empresário.

Por Laís Maia
Fotos: Eliel Matias