Empresários e representantes de entidades alemães conhecem o Instituto SENAI de Inovação e o CTGAS-ER

17/09/2019   13h56

Empresários brasileiros e alemães, além de representantes de entidades de fomento ao cooperativismo e ao empreendedorismo dos dois países, conheceram, na manhã desta terça-feira (17), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). A visita técnica integrou a programação do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), que começou no domingo, em Natal.

 

O diretor do Instituto SENAI de Energias Renováveis e do CTGAS-ER, Rodrigo Diniz de Mello, apresentou as atividades das duas instituições para o grupo de trinta e um participantes do EEBA que estiveram na visita técnica. “A visita foi produtiva. Eles gostaram do que viram e, com isso, teremos oportunidade de fortalecer as parcerias que já temos com instituições alemães e até ampliá-las. Mais do que isso, a partir deste diálogo aberto, podemos fazê-los entender que o Rio Grande do Norte assegura conforto ao investidor alemão, porque o CTGAS e o Instituto proporcionam segurança na formação de pessoas, no desenvolvimento de pesquisa, de apropriação tecnologia e, especialmente, no desenvolvimento em inovação”, afirmou Rodrigo Mello.

 

Cônsul adjunto do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Jens Gust disse que a visita mostra que o Instituto de Inovação e o CTGAS-ER podem garantir uma troca de experiência positiva com entidades da Alemanha. “Ao vir aqui podemos entender melhor as iniciativas que se desenvolvem e como podem evoluir as colaborações”, disse. “O tema de energia renovável é muito importante hoje na Alemanha e no Brasil e, por isso, é tão importante constatar que é possível evoluir ainda mais com projetos nesta área”, afirmou.

 

Representante da empresa Phoron, que tem sede em Viena (Áustria), com filial na Alemanha, outros países da Europa e Brasil, Jorg Gerdiken disse que ao visitar o CTGAS-ER constatou que o empreendedor europeu, interessado em investir no Rio Grande do Norte, tem a segurança de encontrar nas unidades do SENAI, centros de formação profissionais e desenvolvimento de tecnologia e inovação. “Vi aqui que estas instituições do SENAI oferecem apoio para a indústria se estabelecer e isso ajuda a atrair empreendimentos”, comentou.

 

Por Aldemar Freire, Jornalista Unicom/FIERN
Fotos: Anna Cláudia Costa