Empresários potiguares exibem falta de confiança pelo segundo mês seguido

18/05/2020   10h32

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte passou de 30,3 para 36,9 pontos na passagem de abril para maio, mostrando que a falta de confiança continua, ainda que em menor intensidade. O comportamento negativo do ICEI traduz a falta de confiança do empresário decorrente da forte contração da atividade e elevada incerteza em razão da pandemia da Covid 19. Os impactos da pandemia têm resultado em rupturas em cadeias industriais e paralisação de investimentos do setor. Na percepção dos empresários potiguares, as condições atuais dos negócios estão piores em comparação com os últimos seis meses. As expectativas para os próximos seis meses, são, também, pessimistas. Executivos de todos os portes de empresas (pequenas e médias e grandes indústrias) e dos dois segmentos pesquisados (indústria da construção e indústrias extrativa e de transformação) mostraram índices inferiores a 50 pontos, o que indica falta de confiança.

 

A falta de confiança dos empresários do Estado foi convergente com as tendências apontadas no conjunto do país e na região Nordeste. De acordo com a CNI, o ICEI nacional manteve-se praticamente inalterado na passagem de abril para maio de 2020, passando de 34,5 para 34,7 pontos, permanecendo no menor patamar da série. Por sua vez, o ICEI da região Nordeste subiu 0,8 ponto em maio, de 34,2 para 35,0 pontos, porém ficou, ainda, distante da linha divisória de 50 pontos, o que revela falta de confiança dos empresários.

 

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões clique aqui

 

Análise dos Resultados

Em maio, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 4 e 13 do mês, cresceu 6,6 pontos, passando de 30,3 para 36,9 pontos. Apesar do crescimento, o indicador permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando falta de confiança dos empresários potiguares, ainda que em menor intensidade do que em abril. Com esse resultado, o índice atingiu o menor nível para um mês de maio da série histórica iniciada em 2010. Na comparação com maio de 2019, o ICEI recuou 15,7 pontos (52,6 pontos).