Empresas potiguares terão acesso ao Programa de Revitalização da Indústria Nordestina por ação da FIERN

1/04/2022   11h48

O programa de pós-graduação “NE 4.0 – Programa de Revitalização da Indústria Nordestina”, realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pela Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), terá hoje sua aula inaugural, às 18h30, no Instituto Metrópole Digital (IMD), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Oito empresas industrias, captadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) terão acesso à iniciativa, que visa estimular e alavancar a indústria no Nordeste para a aplicação prática de ferramentas e metodologias focados nos fundamentos da Indústria 4.0. O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Cunha, estará presente ao evento.

A FIERN foi apoiadora da iniciativa no Rio Grande do Norte por meio da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) e pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Rio Grande do Norte (NAGI/RN), realizando a captação de 8 empresas industriais que terão acesso ao programa. Foram contempladas as empresas Guararapes, Coteminas, Água Mineral Cristalina, Coco & Cia, BQMIL – Brasil Química, Produmar, 3 Corações e a Dois A Engenharia.

A gestora do NAGI/RN, Susie Alves de Macedo, explica que o Programa de Revitalização tem como objetivos realizar um Diagnóstico de Maturidade da Indústria 4.0 nas empresas participantes; realizar o curso de pós-graduação para 16 gestores de indústrias do RN, bem como de oito alunos residentes, com especialização em TI, para apoiar os trabalhos de aplicação in loco a serem implementados nas empresas integrantes do convênio e elaborar um projeto de intervenção em Indústria 4.0 para cada empresa participante.

O curso terá como principais benefícios a construção de um roadmap para desenvolvimento da Indústria 4.0 a partir de um diagnóstico elaborado sobre as condições da organização e o panorama do mercado. Incluirá ainda a capacitação de até dois colaboradores de cada empresa participante na base tecnológica da Indústria 4.0, bem como em suas principais aplicações e possibilidades. Prevê ainda a implementação de um projeto de intervenção para o desenvolvimento da Indústria 4.0 na empresa, elaborado por professores de grande conhecimento na área e técnicos da empresa, com o suporte de alunos de pós-graduação.