Encontro destaca evolução do intercâmbio entre FIERN e Renânia Palatinado

18/09/2019   10h12

Para celebrar o sucesso da 37ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha 2019, refletir sobre seus resultados e discutir as expectativas para o futuro, a comitiva alemã se reuniu com autoridades brasileiras para um jantar no Restaurante Navarro, no Hotel Barreira Roxa, na via Costeira, na noite desta terça-feira (17).

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, o momento representou os resultados positivos das relações entre o Sistema FIERN, Renânia Palatinado e o Instituto AgroScience. “Foi uma reunião na qual traçamos as expectativas para o futuro, na área de pesquisa e relacionamento. É importante destacar que o Rio Grande do Norte dentro de seus potenciais, principalmente em relação à energia, tem se alinhado com os institutos e com os governos alemães que têm dado apoio”, disse o presidente.

O presidente da FIERN também destacou as expectativas geradas após o encontro econômico entre brasileiros e alemães. “Esperamos que em Munique, em 2020, possamos levar alguns frutos desse encontro que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Natal, para que a gente possa reforçar ainda mais esse relacionamento internacional”, afirmou.

Jurgen Weiller, coordenador do Departamento de cooperação internacional e Marketing do Ministério de Economia do Estado da Renânia Palatinado falou com o entusiasmo dos avanços na relação entre brasileiros e alemães e do potencial do estado nordestino. “O Rio Grande do Norte é um estado muito rico, com médias e pequenas empresas com imenso potencial. Agora é o momento de refletir e olha um pouquinho para frente para que possamos colher resultados ainda melhores no futuro”, afirmou.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também participou da reunião e agradeceu a presença da comitiva alemã, convidando a todos para um retorno em breve. O prefeito também destacou as expectativas positivas geradas pelo EEBA 2019. “Esse diálogo entre brasileiros e alemães e o capital estrangeiro será sempre positivo para que venha mais investimentos ao nosso país”, disse o prefeito.

Confira as fotos do EEBA 2019 no Flickr da FIERN

O Rio Grande do Norte, em particular, tem estreitado a relação com o Estado da Renânia-Palatinado. Um exemplo é o projeto “Casa Passiva”, que faz parte da cooperação que desde 2009 vem acontecendo entre Brasil e Alemanha, para promover um intercâmbio entre os dois países nas áreas de ciência, comercial e empresarial.

Por Lais Maia, especial para FIERN