Encontro discute mercado e tecnologia da cerâmica vermelha do Rio Grande do Norte

22/07/2022   16h49

O momento atual do mercado da cerâmica vermelha, a conjuntura após os desafios impostos pela pandemia, as pesquisas sobre inovação dos produtos e a tecnologia utilizada no setor estiveram em discussão, nesta sexta-feira (22), na Casa da Indústria. O 2º Encontro Tecnológico de Cerâmica Vermelha do Rio Grande do Norte, realizado pelo Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICER-RN),  reuniu empresários, técnicos que atuam na área e dirigentes de entidades nacionais e regionais representativas do segmento.

Durante o encontro, foi apresentada uma pesquisa aplicada pelo SEBRAE-RN sobre a construção civil, com dados específicos a respeito da cerâmica vermelha.  Os produtos com maior demanda para as cerâmicas, segundo a pesquisa, são tijolos, seguidos por telhas, lajotas e blocos. Com relação às dificuldades do momento, a maioria (97%) dos ceramistas apontaram custos de produção, enquanto apenas 2,5% afirmaram que as circunstâncias são de estabilidade.

O presidente do SINDICER-RN, Vinicius Costa Lima, afirma que o encontro vem sendo promovido para que os empresários possam conhecer a situação do setor e, com isso, tenham unidade na atuação em defesa dos seus legítimos interesses. “O permanente diálogo com os nossos associados, com o mercado e com os inúmeros setores públicos e privados, mostra-se como o caminho a seguir”, disse.

A importância do associativismo também foi o tom do pronunciamento do presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, Natel Moraes. Ele afirmou que é fundamental uma maior participação dos empresários na entidade. Presidente do SINDUSCON, Silvio Bezerra abordou a tendência da Construção Civil e destacou a necessidade de planejamento e segurança jurídica para o setor e a cadeia produtiva da indústria de construção.

“Esse evento reaproxima os ceramistas e aproveitamos para tratar temas de interesses, com palestras relevantes para o segmento”, disse Edilton Oliveira, gestor do Projeto de Cerâmica do SEBRAE-RN

Durante o encontro, também houve palestra sobre Marketing Digital para empresa, com Bruno Félix; Engenharia de Materiais para o setor cerâmica , com o professor Bismark Luiz Silva; Matérias Técnicos; com Augusto Rodrigues, do Instituto Nacional Tecnologia ; e uma mesa redonda com os ex-presidentes do SINDICER Vargas Soliz, Pedro Terceiro, e dirigentes de Sindicatos da Indústria Cerâmica dos demais estados do Nordeste.