ENEM: Aluno da SESI Escola é aprovado em primeiro lugar em Engenharia Mecatrônica da UFRN

23/02/2022   14h59

 

Hélio Valério Lima do Nascimento Filho, 17 anos, aluno da SESI Escola, na cidade de Mossoró/RN, foi aprovado em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Engenharia Mecatrônica, ad Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além dele, vários outros alunos da SESI Escola em todo o Rio Grande do Norte conseguiram aprovações em universidades públicas e privadas por meio do Enem.

 

“Foi gratificante saber que meus esforços deram frutos”, comemora o estudante.

 

Hélio conta que se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do suporte oferecido pela SESI Escola para os alunos que prestariam o exame. “Assisti às aulas e revisões da escola e depois eu revisava em casa com exercícios e simulados”, acrescenta o aluno que tem grandes expectativas para o futuro. “Estou ansioso por essa nova etapa de minha vida. Pretendo me esforçar ainda mais para obter bons resultados no futuro”.

 

A escolha do curso, explica o aprovado no SiSU, se deu pela relevância cada vez maior da profissão no mercado de trabalho. “Eu desejo usar minhas capacidades para auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias que facilitem a vida das pessoas”, explica.

 

O professor de Física da SESI Escola Mossoró, Leonardo Garcia, conta que Hélio sempre foi um aluno exemplar desde a primeira série. “Hélio está entre os melhores alunos devido ao seu desempenho escolar. Ele continuou estudando e conquistou o primeiro lugar em mecatrônica. Estamos orgulhosos. Suas habilidades em programação estão bem acima dos alunos de sua idade”, destaca o professor.

 

Segundo o docente, o estudante sempre apresentou facilidade no aprendizado de disciplinas como física, matemática e das ciências da natureza. E sempre gostou de participar de competições educacionais, tendo se destacado na Olimpíada Brasileira de Robótica e em modalidades tanto práticas quanto teóricas.

 

“Ele foi medalha de prata no primeiro e segundo anos do Ensino Médio e medalhista no terceiro ano. Participou da equipe FLL (First Lego League) de Robótica, disputando a etapa nacional, onde também obteve destaque com sua equipe”, detalha o educador.

 

Além do professor, os familiares também comemoram. ‘Eu, em primeiro lugar, estou muito grato a Deus. E muito orgulhoso por Hélio Filho ser um jovem obediente e focado nos seus objetivos. Ele sempre foi dedicado aos estudos”, enfatiza o carteiro Hélio Valério Lima do Nascimento, 47 anos, pai do aluno aprovado.

 

SESI Escola promoveu ‘Momento Enem’, antes das provas

Antes das provas do Enem, o SESI Escola no Rio Grande do Norte promoveu o ‘Momento Enem’. Foi realizada uma série de atividades com os alunos que iriam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. As ações aconteceram nas unidades de Natal, São Gonçalo do Amarante e Mossoró.

 

De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, as atividades incluíram dinâmicas de incentivo, força e determinação para passar encorajamento aos alunos da escola. “Precisávamos incentivar os nossos alunos, acolher e apoiar em um momento tão importante. Trabalhamos três anos por poucos dias de provas”.

 

Durante o ano de preparação, os estudantes da SESI Escola participaram, além das atividades curriculares, de aulões nos finais de semana e se submeteram a vários simulados. “No ‘Momento Enem’, em cada unidade, trabalhamos de uma forma diferente. Com chamados para refletir sobre os três anos de ensino médio, distribuição de camisas e todo suporte possível”, diz Karenine.

 

 

Por Jô Lopes - edição Sara Vasconcelos - Unicom FIERN