Equipe da Escola do SESI de São Gonçalo é selecionada para publicar artigo científico

8/05/2020   12h01

O trabalho exitoso desenvolvido no ano passado pela equipe do SESI Escola São Gonçalo do Amarante como finalista da 3° OBRAC (Olimpíada Brasileira de Cartografia) continua a dar resultados. A equipe composta pelo Professor Diego B. Cavalcante e os alunos Ana Paula Rodrigues, Dailton Lima, Elton Santos e Renata Custódio foi escolhida — juntamente com mais 19 equipes de outros estados do país, num universo de mais de 3.000 equipes/trabalhos desenvolvidos nas últimas três edições da competição — para publicar um artigo cientifico no Caderno de Estudos Geoambientais (CADEGEO), iniciativa importante para a vida acadêmica de todos os envolvidos, e para o SESI Escola, confirmando a vocação da nossa instituição cada vez mais no mundo das competições cientificas.

 

Capa da revista Caderno de Estudos Geoambientais – CADEGEO

 

O Caderno de Estudos Geoambientais (CADEGEO) é uma publicação científica desenvolvida pela UFF – Universidade Federal Fluminense, que procura explorar a interdisciplinaridade e disponibilizar à comunidade (acadêmica ou não) resultados de investigações geoambientais sob os mais variados enfoques.

 

Segundo a Professora Angélica Carvalho Di Maio (Presidente da Comissão OBRAC), “o objetivo dessa iniciativa é nos prestigiar e divulgar trabalhos tão valiosos, produzindo um artigo para ser publicado em Edição Especial da Revista, prevista para dezembro de 2020”.

 

O foco desse artigo será nos trabalhos realizados pela equipe durante a etapa II prática da OBRAC, onde eles desenvolveram um mapa tátil apresentando as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais no entorno da unidade de São Gonçalo do Amarante, propondo mudanças para melhorar a acessibilidade de modo geral. Além do mapa tátil, será relatado também sobre o Story map produzido para contar a história de um casal de refugiados venezuelano que chegou à cidade de Natal, e toda a campanha feita para ajudá-los, gerando empatia e sentimento de solidariedade em nossa comunidade escolar.