Equipe de alunos da escola do SESI-RN desenvolve projeto que pode ser alternativa de prevenção

15/09/2020   13h09

 

A equipe Meraki, formada por alunos da escola do SESI-RN em Natal, desenvolveu um projeto que deve possibilitar a apresentação de uma alternativa de solução para danos que álcool em excesso provoca na pele e permitir mais segurança à população ao sair a lugares públicos, com o uso de um creme hidratante, que utiliza nanopartículas de prata (AgNPs). A intenção é  contribuir para a prevenção ao coronavírus. Com esse projeto, a Meraki está entre as equipes selecionadas e que participa da fase dois do “Desafio SESI de Robótica Covid-19”.

A Meraki é formada por Vitória Valéria, Gustavo Dias, Matheus Crisóstomos e Isabella Marcello, alunos da 2° série (Redes de Computadores) da Escola SESI – Novo Ensino Médio. A equipe foi formada exclusivamente para o Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19.

 

 

 

Na escolha do nome da equipe, os alunos pensaram em diversas possibilidades que estivessem relacionadas ao “crescimento em conjunto, a união e força”. O nome Meraki foi o que os identificaram desde o início da jornada, o tem o significado baseado “em fazer algo com alma, criatividade ou amor, dar tudo de si para o melhor ser feito, com dedicação, carinho, amor e empatia”.

 

No decorrer do processo do Desafio Covid-19, a equipe tem demonstrado e colaboração entre seus integrantes para uma melhor solução na prevenção da Covid-19, sempre com a preocupação do de uma solução que seja acessível à população e ajude na prevenção.

 

O projeto foi desenvolvido a partir da identificação do problema do que pode surgir com o uso frequente do álcool na pele e suas possíveis implicações. Os alunos fizeram várias reuniões, além de parceria com do Laboratório de Química Analítica e Meio Ambiente da UFRN e teve a ajuda do doutorando Elmar Júnior para o elaborar o projeto, que deve resultar em um o creme de nanopartículas de prata Silver Skin.

 

 

O produto tem o intuito de contribuir na maior proteção contra o vírus da Covid-19. A ideia é que o creme propicie uma solução para os danos que álcool provoca na pele e permita mais segurança à população ao sair a lugares públicos, o que deve contribuir para a prevenção ao coronavírus, criando uma camada protetora e de não proliferação dos microrganismos.

 

 

As pesquisas indicam que a utilização da prata, por ter propriedades antimicrobianas e antissépticas, é capaz de matar mais 650 agentes patogênicos, e esse princípio pode ajudar a eliminar o coronavírus antes que permaneça na superfície da pele e contamine posteriormente.

 

 

“Sabemos que o álcool é uma substancia volátil e altamente prejudicial a pele do ser humano, e, com uso em excesso poderia causar queimadura, dermatites e ressecamento na derme, assim, queremos proporcionar com o creme a elisão parcial de álcool na pele da população, por isso promovemos um produto com proteção e hidratação em uma mesma composição, o Silver Skin”, explica Vitória Valéria, da equipe Meraki.

 

A equipe acredita no potencial do seu produto, mas não deixa de frisar a necessidade de se fazer novos testes, a analisado e autorizados pelos órgãos e instituições, para assim poder ser utilizado pela sociedade em diversas partes do corpo em seu cotidiano, com um custo acessível, alta durabilidade, e processo de confecção sustentável e viável, corroborando na prevenção desta pandemia, e de outros microrganismos.

 

Ao todo, 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase Desafio SESI de Robótica Covid-19, das quais seis são formadas por alunos do SESI-RN. Agora, os jovens detalham a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

 

Na etapa final do Desafio de Robótica, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral e, ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria.

 

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para março de 2021.

 

As equipes selecionadas das escolas do SESI-RN foram a Poti (São Gonçalo do Amarante), Minerva (Natal), Cangaçovid (São Gonçalo do Amarante), Eureka (Natal), Sesi Ponto de Ignição (São Gonçalo do Amarante) e Mereki (Natal).

 

As equipes são integradas por estudantes de 9 a 18 anos, que foram convidados a se engajarem na busca de soluções que minimizem os impactos causados pela Covid-19. Para isso, usam a criatividade e a robótica como ferramenta para seus projetos no desafio. Os projetos são desenvolvidos e apresentados em uma plataforma online.