Equipe do ISI-ER participa de coletânea de artigos sobre energia eólica no Rio Grande do Norte

29/09/2022   09h20

Leonardo Oliveira, Gilvani Carvalho, Luciano Bezerra e Alexandre Torres integram livro sobre perspectivas e desafios da energia eólica | Foto: Frank Düesberg

 

Resultados de estudos desenvolvidos por parte da equipe do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), vinculada a programas de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão apresentados no livro ‘Energia Eólica – Perspectivas e desafios no Rio Grande do Norte’, uma coletânea de artigos que chega agora às livrarias.

 

Os artigos tratam do cenário de desenvolvimento do setor no estado e têm quatro integrantes do ISI em trabalhos conjuntos com outros autores, assim como eles, egressos da UFRN.

 

A equipe apresenta na publicação pesquisas e resultados do potencial eólico. E avalia que as informações facilitam a chegada de novas empresas e investimentos.

 

O livro

Em doze artigos de diferentes áreas de pesquisas vinculadas a programas de graduação e pós-graduação da Universidade, o livro aborda, além de dimensões climáticas da região, questões sociais, econômicas e ambientais, oferecendo uma ampla visão dos fatores essenciais que fizeram do Rio Grande do Norte o número um na produção de energia eólica do Brasil, com mais de 30% do total da produção. 

 

“O resultado positivo do ramo eólico do RN baseia-se em muito nas nossas pesquisas, que mostram que o Estado tem o melhor potencial de captação de vento do Brasil”, diz Alexandre Torres Santos, pesquisador do ISI e principal autor do artigo ‘Simulação da velocidade do vento no Nordeste do Brasil usando o modelo regional WRF’ – um dos dois textos com participação da equipe do Instituto. Santos é doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Do ISI-ER, são co-autores Luciano André Cruz Bezerra, pesquisador líder do Laboratório de Energia Eólica do Instituto, mestre em Engenharia Mecânica e especialista em Energia Eólica pela UFRN, e Leonardo de Lima Oliveira, engenheiro mecânico formado pela UFRN, especialista técnico em energia eólica pelo CTGAS-ER e Instrutor de Educação e Tecnologias no ISI. 

 

Gilvani Gomes de Carvalho, Instrutora de Educação e Tecnologias no ISI, mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), graduada em Química e Meteorologia pela UFRN, e Alexandre Torres Santos estão entre os nomes que assinam outro artigo: ‘Estudo da velocidade do vento na região oceânica próxima ao Nordeste do Brasil através de modelagem dinâmica regional’. 

 

Pesquisa aplicada

Como resultado dessas pesquisas, Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, afirma que “no Rio Grande do Norte, há hoje um grande esforço conjunto do ISI-ER, da UFRN, do Estado, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de outros parceiros para investir pesado em pesquisas aplicadas, tanto em terra, como no mar, instalando uma série de estações de medição físicas, com o objetivo de oferecer, cada vez mais, melhores condições para o crescimento econômico e investimentos.”

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

O lançamento do livro ocorre em um contexto em que estão acontecendo fortes mudanças nas matrizes energéticas no mundo em direção a energias renováveis, e o Brasil está inserido nesse cenário. Uma das fontes com maior destaque nesse sentido é a energia eólica, muito concentrada no Nordeste Brasileiro. 

 

Capítulos

Os dois primeiros capítulos do livro ‘Energia Eólica – Perspectivas e desafios no Rio Grande do Norte’ – os que têm participação da equipe do ISI – trazem abordagens técnicas sobre medições e métodos de como calcular velocidades, intensidades e frequência dos ventos. 

 

Os capítulos 3 e 4 tratam de questões econômicas, como o ambiente de comercialização e as microrregiões eólicas, enquanto o capítulo 5 discute novos modelos de energias renováveis, especificamente, a expansão das eólicas no Nordeste do Brasil. O capítulo 6 aborda o tema das políticas públicas, desdobrando os incentivos dados às energias renováveis. 

 

Já nos capítulos 7, 8 e 10 entram em cena temas como sustentabilidade, desenvolvimento local e impactos socioambientais. Os últimos dois artigos englobam questões relacionadas ao turismo e às percepções ambientais em dois municípios.

 

O livro foi publicado pela Editora Livraria da Física e organizado por Zoraide Souza Pessoa, Doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp e professora associada do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da UFRN. A publicação está disponível, desde a semana passada, no site da Amazon pelo valor de R$ 55,00. Há previsão de estreia também em outras livrarias.