Equipe MasterMind vence Regional RN da First Lego League (FLL), realizada em Natal

15/05/2021   08h00

A equipe MasterMind, de Sergipe, foi a grande vencedora da fase Regional RN do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), realizado nesta sexta-feira (14), em Natal, e garantiu vaga na etapa nacional, que ocorrerá no Festival SESI de Robótica, em junho deste ano.

 

Os competidores da SESI Carcará (Mossoró/RN) e da SESI Jovens Punarés (São Gonçalo do Amarante/RN), que disputou pela primeira vez o torneio, também se destacaram e formam o pódio Champion’s Award, com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

Além deles, uma quarta equipe – a SESI Cardeal (Natal/RN) – também foi selecionada para o Nacional. O regional contou com a participação de 18 grupos do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

 

Toda a competição, bem como a cerimônia de premiação, foi transmitida em tempo real pelos canais do SESI-RN na internet. A distância, no entanto, não reduziu o empenho, a motivação e as comemorações dos mais de 100 estudantes que participaram do evento.

 

O superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, ressaltou a importância da interação, criatividade e conhecimento, promovidos pelo Torneio, que este ano teve mais um desafio superado: a realização de um evento totalmente online.

 

“É um ano diferente devido a pandemia, que fez mudar a dinâmica, mas não o empenho de todos os envolvidos que estão, aqui, fazendo a diferença no evento. O aprendizado, o acesso a tecnologias e a inovação, todo o conhecimento gerado que o Torneio de Robótica se propõe a fazer é, sem dúvidas, o maior ganho e o maior legado que estamos deixando”, disse o superintendente, que agradeceu a participação de equipes de estudantes, corpo de juízes e os que trabalharam na realização do evento.

 

A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenina Medina, fez uma avaliação positiva da experiência em novo formato e da participação dos estudantes que superaram dificuldades e desafios e alcançaram bons resultados na etapa Regional FLL. Doze das 18 equipes que disputaram esta fase, são da SESI Escola RN, unidades de Natal, Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante.

 

Este ano, a Temporada RePlay incentivou os alunos a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para o coordenador do Torneio de Robótica no SESI-RN, Anderson Vieira, mesmo os que não levaram o troféu ganham algo valioso, como o aprendizado e diversão. “Não tem preço o que eles vivenciaram e aprenderam, como competiram e se ajudaram em equipe”, disse.

 

O tema da próxima Temporada já está definido e foi divulgado durante a final: Cargo Connect. A FIRST LEGO League é uma competição internacional de exploração científica voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos e é realizada em uma parceria da Fundação First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) com o Grupo Lego. O Torneio é realizado pelo SESI.

 

Confira a Premiação:

 

Champion’s Award

1º MasterMInd (SE)
2º SESI Carcará (RN)
3º SESI Jovens Punarés (RN)

 

Prêmio Desempenho do Robô: Robocamp (AL)

Prêmio Core Values: ApoioBot (PE)
Projeto Inovação: SESI Cardeal (RN)
Design do Robô: SESI Guardiães do Mandacaru (RN)
Destaque – Estrela Iniciante: Robo’Sal (RN)
Prêmio Técnico Destaque: Claudio Bezerra – Mega Destemidos

 

Classificados para o Torneio Nacional

MasterMInd (SE)
SESI Carcará (RN)
SESI Jovens Punarés (RN)
SESI Cardeal (RN)