Equipe OBRAC do SESI Escola SGA publicará artigo no Caderno de Estudos Geoambientais

11/05/2020   10h57

 

O trabalho exitoso desenvolvido no ano passado pela equipe do SESI Escola São Gonçalo do Amarante como finalista da 3° OBRAC – Olimpíada Brasileira de Cartografia, continua a render bons frutos. A equipe, formada pelo professor Diego Cavalcante e os alunos Ana Paula Rodrigues, Dailton Lima, Elton Santos e Renata Custódio, foi escolhida entre mais de 3 mil equipes/trabalhos participantes das últimas três edições da competição, para publicar um artigo cientifico no Caderno de Estudos Geoambientais – CADEGEO.

 

A iniciativa é importante para a vida acadêmica de todos os envolvidos e para o SESI Escola, confirmando a vocação da instituição no mundo das competições científicas. Outras 19 equipes de outros estados do país também foram selecionadas.

 

O Caderno de Estudos Geoambientais (CADEGEO) é uma publicação científica elaborada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que procura explorar a interdisciplinaridade e disponibilizar à comunidade (acadêmica ou não) resultados de investigações geoambientais sob os mais variados enfoques.

 

A professora Angélica Carvalho Di Maio (Presidente da Comissão OBRAC) explica que o objetivo dessa iniciativa é prestigiar e divulgar trabalhos valiosos, produzindo um artigo para ser publicado em Edição Especial da Revista, prevista para dezembro de 2020.

 

O foco desse artigo será nos trabalhos realizados pela equipe durante a etapa II prática da OBRAC, onde eles desenvolveram um mapa tátil apresentando as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais no entorno da unidade de São Gonçalo do Amarante, propondo mudanças para melhorar a acessibilidade de modo geral.

 

Além do mapa tátil, será relatado também sobre o ‘Story Map’ produzido para contar a história de um casal de refugiados venezuelano que chegou à cidade de Natal e toda a campanha feita para ajudá-los, gerando empatia e sentimento de solidariedade na comunidade escolar.