Equipe do SESI é premiada e conquista segundo lugar na Competição Phenom de Mini Aeronaves

11/04/2019   17h45

A equipe do SESI Zona Norte foi premiada com o projeto mais inovador e ficou em 2º lugar na classificação geral da Primeira Competição Phenom de Mini Aeronaves de Baixo Custo, no Expocenter, situado no Campus Sede da Ufersa, realizada dia 30 de março. O evento marca o fechamento das atividades do Projeto de extensão “Mini competição de aeronaves de baixo custo”, dirigida a alunos de ensino médio, como forma de fomentar o interesse pelos cursos superiores de engenharia.  Ao todo, participaram treze equipes.

 

A equipe do SESI-Zona Norte é formada pelos alunos Gabriel Felipe Mendes de Brito e Gonzales, Gerson Ferreira do Nascimento, Ítalo Emanoel Fidelis Leal Costa, Wilton Machado Chianca Junior, Samuel do Nascimento Peres e João Henrique Medeiros de Lucena.

 

A competição visa proporcionar aos estudantes de ensino médio uma forma de conhecer e experimentar os princípios básicos da aviação e da engenharia, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e se dedicar para atingir os objetivos necessários ao desenvolvimento do projeto escolhido. O evento foi gratuito e aberto ao público.

 

Durante o período que antecedeu a competição, foram realizadas oficinas, promovidas pela equipe do projeto, que tratava de apresentar uma fundamentação básica a respeito de conceitos de projeto aeronáutico, além de conceitos de física e aerodinâmica.

 

No dia da competição, os aviões fabricados pelas equipes inscritas foram expostos e passaram por uma avaliação de voo, onde a aeronave deveria permanecer o maior tempo possível no ar, em uma área delimitada indoor. Além disso, cada equipe expôs um pôster com detalhamentos do projeto, os quais foram avaliados por meio de questionamentos, pelos membros envolvidos na realização do evento.