Equipes da SESI Escola representam RN no Festival SESI de Robótica em SP

27/05/2022   14h20

 

Quatro equipes das SESI Escolas de Mossoró e de São Gonçalo do Amarante representam o Rio Grande do Norte no Festival SESI de Robótica, que começa nesta sexta-feira (27), em São Paulo, e segue até o domingo (29). O Festival é um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país, que retorna ao formato presencial após dois anos, com a participação de mais de 1.200 estudantes de 9 a 18 anos de escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação.

 

A delegação potiguar é formada por 22 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, estudantes do ensino médio e novo ensino médio, o grupo também tem 7 adultos, entre responsáveis técnicos e gestores pedagógicos.

 

Serão quatro modalidades disputadas no torneio, que acontece na Bienal de São Paulo, espaço que fica no Parque Ibirapuera: FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), F1 in Schools e FIRST Robotics Competition. As competições de robótica FLL e FTC são realizadas mundialmente pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

 

O SESI-RN terá duas equipes no FLL — os Soldados do Araripe, que ganharam o prêmio de Projeto de Inovação no torneio regional, e a Equipe Phoenix, que conquistou o 3º lugar na premiação geral, ambos da SESI Escola Mossoró. Nessa modalidade, os alunos apresentam projetos de inovação ligados ao tema da temporada. Em 2022, os estudantes foram instigados a pensar soluções e inovações para o sistema de logística e carga de mercadorias no tema Cargo Connect.

 

Da SESI Escola de SGA, competirão os Tech Cactos, no FTC, modalidade que desafia os jovens a construírem robôs que possam atravessar obstáculos para levar uma variedade de cargas de depósitos a centros de transporte de maneira autônoma e teleguiada. Já no F1 in Schools, em que os alunos criam escuderias para competir em uma pista de corrida em miniatura, os Carcará Lux vão representar a escola.

 

Em busca de resultados e de diversão

 

O gerente da SESI Escola SGA, Anderson Vieira, destaca que “a expectativa é a melhor possível”. “Nosso estado se preparou para participar e, apesar do pouco tempo, as equipes se esforçaram bastante. Será uma competição muito acirrada, pois temos concorrentes de padrão internacional, mas vamos com foco e a meta de trazer premiações para o SESI-RN”, ressalta Vieira, que também coordena a etapa regional do Torneio SESI de Robótica.

 

Para Wendy Bezerra, gerente da SESI Escola Mossoró, “as equipes estão sendo preparadas por excelentes técnicos e, no processo, têm mostrado crescimento e amadurecimento. Que possamos trazer do Torneio Nacional os melhores resultados das melhores equipes”.

 

O professor Leonardo Garcia, técnico da Equipe Phoenix e dos Soldados do Araripe, diz que “é uma experiência muito boa para os alunos e as equipes estão prontas para representar o nosso estado”. Já o professor Diech Lobo, também técnico da Phoenix, reitera que o principal resultado do evento será a soma de conhecimento e diversão. “Tenho certeza de que o aprendizado será enorme. Além, é claro de muita descontração e momentos de felicidades”, aponta.

 

As expectativas também são altas para os alunos, como comenta Ana Clara Meinerz, de 15 anos, aluna do 2º ano da SESI Escola Mossoró e integrante da Equipe Phoenix. “Estamos muito animados e esperamos que, independentemente do resultado, a gente se divirta muito e vivencie essa experiência única e maravilhosa, trazendo muito orgulho para o nosso estado”, expressa a jovem. O projeto da equipe busca substituir o plástico bolha a partir da bucha vegetal, que é eficaz em proteger os produtos no transporte, se decompõe em 2 meses e seus resíduos podem ser utilizados como adubo.

 

Essa animação também contagia os Soldados do Araripe. Também aluna da 2ª série da SESI Escola Mossoró, Larissa Jayane, de 16 anos, ressalta o entusiasmo com o evento. “Nossa expectativa é se divertir e aprender com as experiências únicas que vamos ter. Queremos trazer muito orgulho para o nosso estado e principalmente para o Sesi RN”, afirma.

 

Os alunos desenvolveram a E.B.A. — Esponja Biodegradável Anti-impacto. Feita à base de amido de milho e fécula de mandioca, a embalagem é solúvel em água, sendo eficiente no armazenamento de produtos e sustentável na decomposição.

 

Aluna da SESI Escola SGA, Lorena do Amaral, de 15 anos, está na 1° série e espera aproveitar o evento para aprender. “Estou bem ansiosa para a competição. Foram meses de preparo e dedicação ao projeto. Espero que dê tudo certo e que a gente possa aproveitar bastante, conhecer as outras equipes e sair dessa competição com novos conhecimentos”, declara a integrante da Carcará Lux, equipe da categoria F1 in Schools.

 

Integrante da Tech Cactus, representante potiguar no FTC, Nathalia Emilly Dantas Oliveira, da 2ª série da SESI Escola SGA, também tem o desejo de conquistar prêmios e sabedoria. “Estou muito animada para essa temporada. Nos preparamos muito para esse momento que finalmente chegou. Tenho certeza que vamos ganhar muito conhecimento e, se Deus quiser, muitos troféus, também”, afirma.

 

 

DELEGAÇÃO DO SESI-RN

 

Conheça as equipes das SESI Escolas do Rio Grande do Norte que vão representar o estado no torneio:

 

SESI Escola São Gonçalo do Amarante

 

Tech Cactus

Nathalia Emilly Dantas Oliveira, 2ª série

Igor Gabriel Germano Godim, 2ª série

Arthur Antonio Queiroz Moura, 2ª série

Pedro Felipe de Assis Santos, 2ª série

Marina Marques de Souza Andrade, 2ª série

Antonio Hildo de Souza Filho, 2ª série

Técnico: Josinaldo de Araújo

 

Carcará Lux

Yasmim Silva Alves de Freitas, 16 anos, 2° série

Yhana Beatriz de Melo Fernandes, 15 anos, 1° série

Rhelryson Eninng Dantas de Arruda, 15 anos, 1° série

Lorena Luyza Silva do Amaral, 15 anos, 1° série

Nicolly Beatriz Fernandes Romeiro, 16 anos, 2° série

Geyse Rocha Barauna, 16 anos, 2° série

Técnico: José Rodrigues

 

SESI Escola Mossoró

 

Soldados do Araripe

Larissa Jayane de Oliveira Torres, 16 anos, 2ª série

João Felipe da Silva Medeiros, 15 anos, 1ª série

Letícia Julia Nascimento Medeiros de Paula, 16 anos, 1ª série

Victor Felipe Ferreira Caetano, 15 anos, 2ª série

Maria Helena Bezerra do Rosário, 16 anos, 2ª série

Técnico: Leonardo Garcia

 

Equipe Phoenix

Ana Clara Oliveira Meinerz, 15 anos, 2ª série

Ana Kadydja Araújo Lourenço, 15 anos, 1ª série

Luiz Gustavo Torres Gonçalves, 14 anos, 1ª série

Maria Clara da Cunha Linhares, 14 anos, 1ª série

Ygor Vinicius da Costa Torres, 15 anos, 1ª série

Técnicos: Leonardo Garcia e Diech Lobo

 

TORNEIO SESI DE ROBÓTICA – Entenda as modalidades

 

FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Logística e Transporte.

 

De FLL, são 100 equipes formadas por 635 estudantes (298 meninos e 337 meninas). Ao todo, os robôs disputam mais de 200 rounds.

 

FIRST Tech Challenge (FTC): nessa modalidade, competem estudantes do ensino médio, que constroem robôs maiores, de até 19kg, partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um caderno de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.

 

Serão 45 equipes, com 424 alunos (249 meninos e 175 meninas), que disputam cerca de 70 partidas de arena.

 

F1 in Schools: o projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.

 

Participam desta edição 41 equipes, com 233 integrantes (111 meninos e 122 meninas), cujos carros vão largar em mais de 50 corridas.

 

Um festival de grandes números:

– Mais de 1.200 competidores;

– 520 profissionais trabalhando na organização;

– 22.875,00 m² de área ocupada;

– 2 pistas de competição de F1 in Schools com 500m² e uma pista de treino com 200m²;

– 2 arenas de competição de FTC e 1 de treino em 900m²;

– Arena de competição de FLL com 16 mesas e 800m²;

– Arena de treino de FLL com 16 mesas e 700m²;

– 60 toneladas de equipamentos;

– Sustentabilidade: gestão de resíduos com recolhimento de lixo ecológico e redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa;

– Capacidade máxima de visitantes: 7.500 por dia.

 

SERVIÇO 

 

Festival SESI de Robótica

27 a 29 de maio

Pavilhão da Bienal de São Paulo

 

Oficinas

Sábado (28) 

9h às 11h – Criando Carros do futuro

11h30 às 13h30 – Construindo formas de voar: Aviões de papel

14h às 16h – Produzindo Robôs Solares

 

Domingo (29)

9h às 11h – Produzindo Robôs Solares

11h30 às 13h30 – Construindo formas de voar: Aviões de papel

14h às 16h – Montando Drones para transportar memórias