Equipes do SESI-RN disputam as ‘Corridas Contra o Relógio’ da temporada no Festival de Robótica 2021

16/06/2021   11h51

 

 

Os motores dos carros da F1 in Schools já estão rugindo no grid de largada! Nesta quinta-feira (17), a partir das 8h, o Serviço Social da Indústria (SESI) vai definir o carro mais veloz do Festival SESI de Robótica na ‘Corrida Contra o Relógio’.  Do SESI Rio Grande do Norte participam no F1 in Schools as equipes ‘Escuderia Mercúrio’, da Escola SESI de Natal, ‘Escuderia SESI Asa Branca Speed’, SESI Escola Mossoró e ‘Potignis Celer’, da Escola SESI em São Gonçalo do Amarante.

 

A disputa acontecerá de forma remota, devido a pandemia do coronavírus. Para isso, as equipes enviaram os seus carrinhos de Fórmula 1 para o SESI. O disparo na pista de 20 metros será automático. A cerimônia de encerramento e premiação acontecerá no Festival SESI de Robótica, em 26 de junho.

 

 

  • Acompanhe neste dia 17 a corrida ao vivo:

 

 

A competição – Com base na metodologia STEAM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o F1 in Schools é um programa que busca estimular o interesse de jovens nas ciências e na educação por meio de um ambiente de aprendizagem divertido e empolgante. Criado pela Fórmula 1, a competição é oferecida desde 2019 para alunos das escolas SESI e reproduzem desafios profissionais envolvidos em uma corrida real de carros.

 

Os competidores formam times de três a seis integrantes e montam uma escuderia. Assim como na realidade, os membros da equipe assumem funções de gerenciamento, marketing, design e engenharia e preparam o plano de negócios da escuderia, que funciona como uma pequena empresa.

 

É responsabilidade dos jovens garantir patrocínio para cobrir os custos das competições, como a confecção de uniformes, alimentação e transporte. Também são os competidores que projetam os protótipos de carros que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80km/h em menos de um segundo.

 

Mas não é só a velocidade que conta. A avaliação e classificação levam em conta o plano de negócios, planejamento de ações de marketing e mídias sociais, apresentação da equipe no stand durante as competições e o desenvolvimento de um projeto social.

 

Com informações da Agência CNI