‘Equipestinhas’, de Baía Formosa, vence etapa regional do Torneio SESI de Robótica

22/04/2022   20h27

 

Os potiguares da Equipestinhas, da Escola Estadual Professor Paulo Freire, em Baía Formosa, Litoral Sul do estado, venceram o grande prêmio da etapa regional do Torneio SESI de Robótica. O evento aconteceu nesta sexta-feira (22), na SESI Escola São Gonçalo do Amarante.

 

A equipe Mega Destemidos, de Campina Grande, na Paraíba, foi o 2º colocado, enquanto a SESI Phoenix, da SESI Escola de Mossoró, faturou o 3º lugar.

 

Depois de dois anos acontecendo remotamente devido à pandemia de covid-19, a etapa regional do Torneio SESI de Robótica voltou a ser realizado presencialmente. A euforia do espírito competitivo e entusiasmo com os projetos inovadores tomaram conta do pátio e do ginásio da escola, que receberam 93 alunos de 14 escolas do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

 

O Torneio teve as competições FIRST LEGO League Challenge (FLL) e uma seletiva FIRST Tech Challenge (FTC). As competições de robótica FLL e FTC são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

 

O torneio desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna com um tema diferente em cada temporada. Neste ano, o tema foi Cargo Connect, que teve a finalidade de ensinar as crianças sobre como a carga é transportada do fabricante, classificada, e entregue nos destinos.

 

Os três primeiros colocados no Champion’s Awards do FLL, principal categoria do torneio, vão representar a região no torneio nacional, no Festival SESI de Robótica, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio.

 

Na cerimônia de encerramento e premiação, a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, agradeceu aos competidores, técnicos e juízes e ressaltou o papel de destaque do evento. “Foi um evento lindo. Nosso torneio, no Rio Grande do Norte, é um dos mais bonitos do Brasil”, comemorou. “Os alunos se divertiram, então o torneio cumpriu com a missão dele”, completou a gerente.

 

Já o coordenador da etapa regional do Torneio de Robótica e gerente da SESI Escola SGA, Anderson Vieira, ressaltou a volta ao formato presencial do evento. “Esse evento foi fantástico. Ter retomado o formato presencialmente trouxe a essas crianças a oportunidade de conviverem e terem um trato social novamente. Isso faltou muito para eles por muito tempo, então o torneio foi muito benéfico”, afirmou.

 

Ainda no encerramento, a representante do SESI Nacional no Torneio, Cristina Faria, anunciou a realização do primeiro International Open de robótica no Brasil. O evento está marcado para acontecer de 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e deve reunir 70 equipes internacionais, além de 30 times brasileiros. De acordo com, os projetos de destaque no Torneio Nacional devem ser convidados para o internacional.

 

 

Confira as equipes premiadas:

 

Champion’s Award
1º Equipestinhas (RN)
2º Mega Destemidos (PB)
3º SESI Phoenix (RN)

 

Prêmio Desempenho do Robô: Mega Destemidos (PB)
Prêmio Core Values: SESI Forte do Sol (RN)
Projeto Inovação: SESI Soldados do Araripe (RN)
Design do Robô: SESI Aguará (RN)
Prêmio Técnico Destaque: Gisele R. da Silva – Equipestinhas (RN)

 

Classificados para o Torneio Nacional
Equipestinhas (RN)
Mega Destemidos (PB)
SESI Phoenix (RN)

 

Suplentes
SESI Soldados do Araripe
SESI Techno Sertão