Escola recebe selo e certificado de bio prevenção entregues pelo SESI-RN

25/08/2020   14h39

O Programa Reinicie — executado em parceria entre o SESI-RN e o SEBRAE — entregou, nesta terça-feira, o selo e o certificado de bio prevenção ao colégio CEI.  O selo e o certificado atestam a participação na consultoria de boas práticas higiênicos sanitárias e cuidados contra a covid-19 e contempla a adoção de medidas preventivas que constam nos protocolos e práticas seguras.

 

Coube à gerente do CAT (Centro de Atividades) Natal do SESI-RN e de Promoção da Saúde, Alice Soares, e ao consultor e engenheiro de segurança do Trabalho Thiago Antônio Brandão Tavares entregarem o certificado as diretoras pedagógicas do CEI, Ana Flávia Azevedo e Cristine Cunha Lima.

 

“Fizemos este trabalho junto à escola, que já tinha um protocolo voltado a se preparar para o retorno. A consultoria aprimorou e sugeriu adequações. A escola sempre foi muito receptiva para ajustar e implementar o que foi considerado necessário. Então, adotou todo as medidas de caráter de biossegurança”, destacou Thiago Antônio Brandão.

 

“Fazemos parte de um grupo de escolas privadas que se uniu em busca de um protocolo seguro para a educação. Nosso interesse é procurar a ajuda para todas as escolas. E, assim, nós encontramos no SEBRAE e no SESI uma apoio incondicional e pessoas preparadas, disponíveis e dispostas a colaborar esse momento tão delicado. Com esses profissionais a escola consolidou os processos que já vinha pensando. Rapidamente implementamos todas as orientações, tivemos acessos aos treinamos e agora recebemos o selo”, destacou Cristine Cunha Lima.

 

A ideia do projeto Reinicie é apoiar os empreendimentos a estruturar e organizar processos internos e protocolos, colocando em prática medidas preventivas para assegurar tranquilidade dos pais, alunos, professores e demais envolvidos no ensino ou que circulem nos colégios. Foi articulado um “arranjo institucional”, junto a esse público com consultorias especializadas capazes de atender a essa demanda de bio prevenção no ambiente escolar, desde a parte de higiene, distanciamento e atendimento.

 

Isso porque pesquisa feita pelo Sebrae apontou que 95% das escolas já conhecem as normas estabelecidas, mas precisam de auxílio para implantá-las.

 

A campanha ‘Reinicie’ envolve capacitações, consultorias e outras ferramentas, como cartilhas nas áreas de comércio, serviços, indústria e agronegócios, que serão disponibilizadas para download. O suporte contempla ainda vídeos explicativos, oficinas, palestras e orientações técnicas.

 

A equipe do SESI faz um diagnóstico para identificar em que etapa a escola, que aderiu ao programa, está na preparação para retorno às atividades. A partir daí, elabora um plano de ação sobre como a escola deve se continuar ou iniciar, dependendo de que nível está na preparação, para o retorno com segurança, levando em considerações os cuidados que devem adotados.

 

Depois que esse plano de ação é executado, os especialistas fazem uma avaliação para constatar se todas as medidas foram aplicadas e se há condições dos protocolos de biossegurança serem cumpridos no retorno. Só então, o estabelecimento poderá receber o selo que atesta a adequação.

 

A aplicação do Reinicie nas escolas tem, assim, diversas etapas. Em uma delas, denominada “alinhamento da demanda e diagnóstico” é feita uma pesquisa “com perguntas que irão nortear toda a consultoria”. Também são tiradas dúvidas oriundas das respostas do formulário; apontados os processos que a empresa possui de boas práticas de higiene; nivelado o trabalho e feito o planejamento das demais atividades que serão realizadas como criação de novos processos e remodelagem e/ou exclusão de processos existentes.

 

Em outra fase, é feita a “orientação das Boas Práticas”, na qual é entregue um documento com as orientações repassadas para os colaboradores da empresa e sugestão do plano de ação para implementação das medidas propostas. Na terceira etapa, é elaborada uma planilha para dimensionamento e escala da equipe; definido um padrão de comunicação visual para orientação de colaboradores e público (caso necessário); um Plano de Prevenção, feitas as reuniões para verificação de resultados, e apresentação do plano de prevenção e avaliação da incorporação das boas práticas.