Espetáculo com alta tecnologia marca abertura da olimpíada de profissões

23/08/2019   09h23

 

 

Um espetáculo de alta tecnologia, com luzes, música e dança, marcou o início oficial da 45ª edição da WorldSkills, a olimpíada mundial de profissões técnicas, realizada na cidade russa de Kazan. Com a presença do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, que declarou aberto o torneio, a Rússia demonstrou a importância da educação profissional em meio à quarta revolução industrial. Aluno do SENAI-RN, Raimundo Nonato participa da competição na ocupação instalações hidráulicas e a gás.

 

 

“Mais do que uma competição, a WorldSkills mostra como a educação profissional é importante na Rússia não apenas para os jovens, como para pessoas de todas as idades”, afirmou o primeiro-ministro. A Rússia aderiu apenas neste século à WorldSkills, organização internacional que existe desde os anos 1950 destinada a promover e estimular a educação profissional.

 

O grandioso evento é apenas um reflexo do investimento feito pelos russos na área, que inclui uma reforma educacional nas 85 regiões autônomas do país. Além de Medvedev, participaram da cerimônia o presidente da República do Tatarstão, região onde está a cidade-sede, Rustam Minnikhanov; e o prefeito de Kazan, Ilsur Metshin.
Na sua fala de incentivo aos mais de 1.300 competidores de 63 países, o presidente da WorldSkills, Simon Bartley, também reforçou o papel transformador da educação profissional em um momento de incertezas políticas e econômicas ao redor do mundo. “Ter qualificação muda vidas, transforma sociedades e economias, assim como traz prosperidade e estabilidade”, defendeu.

 

No show de abertura, os russos mostraram como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade de vida. Levou ao palco pessoas com deficiência física que conseguiram dar passos graças a um exoesqueleto, estrutura que dá suporte aos músculos. Exibiu também um robô humanoide no tamanho de pessoa adulta interagindo com anfitriões da festa.

 

A cerimônia de abertura, nesta quinta-feira, teve a volta olímpica das delegações dos países participantes. A equipe do Brasil, uma das maiores do torneio, com 63 integrantes, foi a mais aplaudida. Com a bandeira verde e amarela à frente, os brasileiros fizeram vibrar a plateia da Arena Kazan.