Estado e SENAI-RN assinam ordem de serviço para capacitar beneficiários do projeto Governo Cidadão

10/10/2019   17h53

 

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e a governadora do RN, Fátima Bezerra, assinaram, nesta quinta-feira (10), a ordem de serviço para início dos cursos de capacitação em confecção de vestuário inseridos no Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, o Governo Cidadão. “É com grande satisfação que participamos dessa reestruturação do mercado de confecções e vestuário do Rio Grande do Norte, nessa parceria para capacitação, que vai gerar emprego e renda”, disse Emerson.

 

Os cursos serão ministrados por especialistas do SENAI-RN. De acordo com Mailson Gomes, morador da cidade de Passa e Fica e capacitado em mecânica, o projeto vem em bom momento para o município. “Como somos de um município onde a geração de renda é muito baixa, essa capacitação vem como um presente. Vamos agarrar com unhas e dentes e fazer isso crescer. Hoje sou eu, mas eu tenho um filho de sete anos, então isso também é preparação para o futuro”, disse entusiasmado.

 

 

O projeto é realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. O edital financia empreendimentos econômicos e solidários da agricultura familiar, gerando oportunidades de trabalho e renda em todas as regiões potiguares. “Esta parceria vem agregar valor para que possamos ter uma produção mais atrativa para a comercialização, para que possa gerar negócios, emprego e renda para as comunidades, para que possa fazer circular a economia nas cidades do nosso estado”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

 

Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas, que articulou a parceria com o SENAI-RN, explicou que este é o início de um trabalho mais amplo. “Vamos de início capacitar em sete associações comunitárias voltadas para a confecção de roupas, e depois daremos continuidade. Essas associações já receberam máquinas modernas e insumos, mas estavam sem produzir porque esperavam pela capacitação para utilizar os equipamentos. Agora esse entrave foi resolvido e todos terão acesso aos cursos de capacitação”, disse.

 

 

O Governo vai investir R$ 212 mil para assegurar capacitação como confeccionador de moda praia; costureiro industrial (malha); costureiro na confecção de peças íntimas; operador de máquina de bordar tecido; e polivalência em confecção de vestuário. Os cursos terão duração de três meses. Os beneficiários pertencem a associações dos municípios de Passa e Fica, Parelhas, Goianinha, Campo Redondo e Portalegre.

 

Por Jô Lopes – repórter do Portal da Fiern e Revista da Indústria – Unicom/Sistema FIERN