Etapa regional do Torneio SESI de Robótica acontece dia 22, na SESI Escola SGA

13/04/2022   15h43

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) vai sediar no dia 22 , o Torneio de Robótica da temporada 2021-2022 das competições FIRST LEGO League Challenge (FLL) e uma seletiva FIRST Tech Challenge (FTC). As competições de robótica FLL e FTC são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

“O torneio tem uma importância muito grande na formação do adolescente para a descoberta e o interesse nas áreas de ciência, tecnologia, artes, tudo isso alinhado com a base de educação do SESI em preparar não só alunos com educação básica, mas preparar também para o mundo do trabalho” explica o coordenador do Torneio de Robótica no SESI-RN, Anderson Vieira.

Para os competidores da modalidade FLL, a nova temporada 2021-2022 tem como tema “Cargo Connect”. Lançada mundialmente pela FIRST, a temporada explora o futuro do transporte e logística de pacotes e mercadorias.

O tema ganhou grande relevância com a pandemia de covid-19. No caso da indústria, a busca é por processos de produção e comercialização com logística inteligente. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos (terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, na França), publicada esse ano, aponta que 47% dos brasileiros passaram a fazer mais compras online durante a pandemia.

“O torneio é baseado em inovação, problemas da vida real que podem ser resolvidos através de soluções dos projetos de inovação. Isso tudo acaba por despertar nessas crianças e adolescente o interesse pela área”, acrescenta Anderson.

Por causa disso, as empresas estão investindo em novas tecnologias para atender ao crescimento de demanda. Inteligência artificial, realidade virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algumas das soluções usadas para tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável. A nova temporada das competições de robótica quer trazer a percepção das crianças e jovens.

“Espero que o torneio seja muito bom, com bastante diversão e que minha equipe possa ter o melhor desempenho possível. Nesse torneio eu estou aprendendo a trabalhar melhor em equipe e a programar”, conta o competidor Antony Gabriel, 11 anos, da Equipe SESI Guarani. Antony é aluno do 6º ano da SESI Escola, São Gonçalo do Amarante (SGA). Na equipe ele cuida da programação e montagem do robô.

Preparação e retomada

A equipe do Rio Grande do Norte e da Paraíba vem se preparando há dois meses para o evento em Natal. Este ano o torneio volta a ser presencial. Por causa da pandemia estava sendo realizado de forma remota. Estudantes, adultos, acadêmicos, empresários, pais de alunos e pessoas interessadas na área da ciência, tecnologia e inovação podem visitar o torneio que será aberto ao público.

“Tem sido uma batalha diária de treinamento, programação, codificação dos robôs, desenvolvimento dos projetos de inovação e o compartilhamento desses projetos com as academias universitárias, com outros alunos, com profissionais da área” conta o coordenador no RN, Anderson Vieira.

Ele enfatiza que o mais importante dessa competição é que os projetos sejam compartilhados. “É primordial que os projetos desenvolvidos por esses alunos cheguem aos vários setores que, no dia a dia, convivem com as problemáticas empresariais ou de outros segmentos”, reforça.

Esta etapa regional do Torneio SESI de Robótica, que no RN que será realizada na SESI Escola SGA, classifica os melhores colocados para a fase nacional, programada para os dias 27, 28 e 29 de maio, em São Paulo/SP.

Modalidades

O torneio regional vai contar com 14 equipes do Rio Grande do Norte e Paraíba, sendo de 5 a 10 componentes em cada equipe.

A modalidade FLL é destinada aos jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede SESI. Os competidores integram equipes de duas a dez pessoas, supervisionadas por dois adultos, e constroem e programam robôs LEGO que devem cumprir uma série de missões em um tapete oficial da FIRST. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação com base no tema da temporada.

Na FTC, da qual haverá apenas uma seletiva durante o torneio, adolescentes de 14 a 18 anos podem participar das competições. Nesta modalidade, os competidores projetam, constroem e programam um robô de até 19 quilos, que é pilotado em uma arena para cumprir atividades diversas. Os jovens também devem executar atividades comuns para empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local.

Cargo Connect

Cargo Connect é o nome do FIRST LEGO Tema da liga para 2021-2022 do torneio, com o objetivo de ensinar as crianças sobre como a carga é transportada do fabricante, classificada para os destinos certos e entregue no ponto certo. A nova temporada do FIRST LEGO League está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística. Batizada de Cargo Connect, ela desafia jovens a repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte.

Serviço

Torneio SESI de Robótica – FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC)

Data: 22 de abril de 2022

Horário: 8 às 18 horas