Evento discute “O momento atual brasileiro, cenários e perspectivas para o futuro”

24/11/2018   16h44

Presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, abriu o evento, realizado na Casa da Indústria

 

O cenário político pós-eleição, a reforma trabalhista e a montagem do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, foram alguns dos temas enfocados na 12ª Imersão da FIERN, evento realizado neste sábado, 24, na Casa da Indústria, no contexto do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), parceria nacional entre a Confederação Nacional da Indústria e Federações de Indústrias, e que teve como tema este ano “O momento atual brasileiro, cenários e perspectivas para o futuro”.

 

O evento, aberto pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, contou com participação de presidentes de Sindicatos filiados e Diretores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, e exposições de especialistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Guilherme Tourinho, da Gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI, tratou de questões relacionadas ao PDA; Rogério Vieira, da Gerência de Assuntos Executivos (COEX-CNI), falou sobre o “Cenário Político Nacional Pós-Eleições 2018; e Marcos Borges, da Gerência Executiva de Assuntos Legislativos (COAL-CNI), sobre o “Resultado das Eleições: Renovação no Congresso e Perspectivas para 2019”.

 

Guilherme Tourinho apontou os caminhos futuros que os Sindicatos devem trilhar para se fortalecer

 

Guilherme Tourinho afirmou que, com a reforma trabalhista, implantada no final do ano passado, os sindicatos precisam se reposicionar para assegurar suas sustentabilidades. Segundo ele, o momento é de desafios e oportunidades e os sindicatos precisam focar nas necessidades das empresas. “Mais do que nunca eles precisam se aproximar das empresas”, afirmou.

 

Rogério Vieira fez referência em sua explanação sobre os grupos de influência junto ao novo governo

 

Rogério Vieira e Marcos Borges fizeram análises sobre a nova composição política do Congresso Nacional; acerca dos grupos empresarial, religioso, político, militar, econômico, familiar e os nomes que detém influência junto ao novo governo que assumirá em janeiro.

 

Marcos Borges chamou atenção em sua palestra para a renovação do Congresso Nacional

 

A forte presença militar no núcleo do poder; a fragmentação partidária; e a negociação política através das bancadas foram aspectos salientados pelos dois especialistas da Confederação Nacional da Indústria. Para Marcos Borges, o novo governo terá condições de aprovar reformas constitucionais. Ele também destacou a elevada renovação que ocorreu na Câmara e no Senado.

 

 

Presidente da FIERN faz balanço das atividades de 2018

 

No discurso de abertura da Imersão 2018, o presidente do Sistema FIERN afirmou que o evento chega ao 12º ano consolidado e fortalecido, mas lembrou que no início, em 2007, foi difícil porque não havia uma cultura sobre o associativismo no segmento industrial. “Com o tempo o PDA foi se fortalecendo e hoje é um sucesso”, disse o industrial, que aproveitou a ocasião para fazer um defesa enfática do Sistema S.

 

Amaro Sales também fez um balanço das ações realizadas pela Diretoria em 2018, destacando os fóruns Caminhos do Brasil e Caminhos do RN, que trouxeram à Casa da Indústria candidatos à presidência da República e todos os candidatos ao Governo do Estado, para apresentar suas idéias e propostas para o país e o Rio Grande do Norte. A todos os candidatos foram entregues cópias do MAIS RN, projeto de desenvolvimento do Estado, encomendado pela FIERN à empresa de consultoria Macroplan.

 

 

O presidente da Federação das Indústrias também enfatizou a programação comemorativa dos 65 anos da FIERN, como a palestra do economista Eduardo Giannetti; exposição fotográfica, reunindo imagens e documentos que marcaram a história da instituição; e homenagem feita pela Câmara Municipal de Natal. Ele destacou ainda a conquista pela realização em Natal, em setembro do próximo ano, do Encontro Econômico Brasil – Alemanha (EEBA 2019), e mais recentemente o lançamento do projeto “Produto Potiguar”, em São Paulo.

 

Sobre o Programa de Desenvolvimento Associativo

 

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI.
O Programa contém ações em cinco eixos:

 

• MOBILIZAÇÃO E RELACIONAMENTO SINDICAL
Estimula e fortalece a capacidade de mobilização de Sistema de Representação da Indústria e o relacionamento dos sindicatos empresariais entre si, com suas federações, a CNI e as indústrias.

 

• GESTÃO SINDICAL
Estimular a adoção de metodologias e ferramentas como planejamento estratégico, sistemas de gestão, enxovais de comunicação, sites e newsletters para tornar mais eficiente a gestão dos sindicatos.

 

• FORMAÇÃO DE LÍDERES E EXECUTIVOS SINDICAIS
Desenvolve competências de líderes e executivos sindicais necessárias à atuação sindical, oferecendo ações como oficinas e estimula o compartilhamento de boas práticas entre os sindicatos.

 

• INTELIGÊNCIA SINDICAL
Provê informações estratégicas sobre o ambiente sindical como a Pesquisa Sindical e o Informe Sindical e estimula a adoção de ferramentas de inteligência sindical

 

• SERVIÇOS DO SINDICATO
Desenvolve mecanismos e provê serviços para incrementar o portfólio de produtos e serviços dos sindicatos para as indústrias. Neste eixo, merece destaque a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de capacitação empresarial no projeto Diálogos Industriais.