Excelência em formação do SENAI Mossoró é destaque em Memorial Internacional de Soldagem em Cleveland, Ohio-EUA

18/10/2022   14h36

O Centro de Educação e Tecnologias SENAI Ítalo Bologna, em Mossoró/RN, é destaque no nível de excelência na formação técnica, bem como na capacidade de formação de mão de obra qualificada para a indústria. Um exemplo disso são os profissionais formados pela instituição na área da soldagem, um dos segmentos mais procurados pela indústria em todo mundo,  que somam diversas premiações nacionais e internacionais em educação profissional.

Em mais um reconhecimento a formação dos alunos pelo SENAI-RN no exterior, nesta semana, a empresa Lincoln Electric, maior fabricante de equipamentos de soldagem do mundo, inaugurou um centro de treinamento em Cleveland, cidade do estado de Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA), com um Memorial Internacional de Soldagem onde o SENAI Mossoró é destaque.

“Neste centro tem um memorial e lá está exposta a história da soldagem do SENAI Mossoró. Ao receber essas imagens me senti muito feliz. São 15 anos dedicado a este projeto”, destaca Max Wendel Morais Pereira, professor de Soldagem do SENAI-RN que recebeu fotos do memorial em que consta fotografia da equipe de Soldagem do SENAI-Cetib, no Dia do Professor.

Max é treinador dos alunos em fase de preparação para competições,  como a WorldSkills. Ele também competiu na edição do mundial do Japão em 2007 e, hoje, é avaliador líder da competição nacional. Ele conta que recebeu o registro de outro ex-aluno e professor do SENAI-RN, que foi destaque na categoria Soldagem em competições de educação profissional dentro e fora do Brasil, Jackielyson Alves, que está nos Estados Unidos.

Para o diretor do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró, Emery Costa Júnior, o memorial mostra a qualidade que o SENAI-RN emprega nos seus cursos, capacitações e formações profissionais. “O SENAI tem um papel primordial na formação de mão-de-obra, na capacitação de profissionais, colocando no mercado de trabalho profissionais da mais alta qualidade, reconhecidos internacionalmente”, enfatiza.

Cleveland é uma cidade industrialmente importante em Ohio, nas margens do lago Erie. Os pontos de referência datam do período em que era um centro de produção no virar do século XX, e incluem o barco a vapor Steamship William G. Mather, que pertence atualmente ao Centro de Ciências Great Lakes Science Center.

Maior Soldador do Mundo

Outro caso de sucesso formado pelo SENAI é Jackielyson Alves, que ganhou o título de melhor soldador do mundo, ao conquistar o primeiro lugar na competição internacional World Skills no ano de 2015. Ao falar de suas origens, o melhor soldador do mundo, relembra que iniciou os estudos na Escola do SENAI Ítalo Bologna, onde fez o curso de soldador multiprocessor. “No início foi bem desafiador porque estava finalizando ao mesmo tempo o ensino médio e já era pai’, diz Jackielyson.

Após a conquista do título, o campeão recebeu algumas propostas para trabalhar em unidades do SENAI de diversos estados do Brasil, mas decidiu abrir a própria empresa em sua cidade natal, onde permaneceu por três anos. Depois ele recebeu a proposta de trabalho no exterior em 2019. Atualmente mora em Dubai e está no Campeonato Internacional de Solda representando os Emirados Árabes.

Sobre este torneio mundial do qual ele participa esta semana nos Estados Unidos, como expert, representando os Emirados Árabes, Jackielyson Alves diz que a competição está ótima. “Minha expectativa é a de sempre, que nos sairemos bem. Os mais fortes nesse início de competição são Coreia do Sul e Estados Unidos; mas nossa competidora está indo bem. Então nossa expert, se Deus quiser vai ficar em primeiro lugar de excelência”, diz o campeão.

O torneio que o potiguar Jackielyson participa é o ‘WorldSkills Competition 2022 Special Edition’, que é o substituto oficial do WorldSkills Shanghai 2022, cancelado em maio devido à pandemia. Para manter o compromisso de parceiros e membros, 62 competições de habilidades estão sendo realizadas ao longo de 12 semanas em 15 países e regiões, entre 7 de setembro e 26 de novembro de 2022. Desta vez acontece nos Estados Unidos. O encerramento da competição será dia 21 de outubro, quando serão divulgados os campeões.

Excelência em formar profissionais

Sob a primazia da excelência de formação do SENAI, os brasileiros têm se destacado, tradicionalmente, como os melhores do mundo em Soldagem, Tornearia CNC, Joalheria, Manufatura Integrada e Mecânica de Refrigeração.

O Rio Grande do Norte, especificamente se destaca sempre em Soldagem e Mecânica de Refrigeração. O SENAI-RN já foi campeão mundial ouro, medalha de prata, medalha de bronze; e quatro vezes campeão brasileiro em soldagem.

“As competições brasileiras nas quais fomos campeões aconteceram nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2016. Nas competições internacionais fomos Medalha de ouro em 2015, em torneio internacional realizado no Brasil; fomos medalha de Prata em 2013 na Alemanha; e medalha de Bronze em 2011, na Inglaterra”, detalha o professor e expert Max Wendel.