Executivos da indústria Chint conhecem serviços e atividades do Sistema FIERN

9/08/2017   17h24

Executivos da empresa chinesa Chint — que atua na fabricação de equipamentos, na para geração, transmissão e distribuição de energia — estiveram na FIERN, onde apresentaram novos detalhes do projeto de instalação de um indústria na Grande Natal.

O CEO (presidente) da Chint Solar, Chuan Lu; o gerente geral para a América Latina, Jackie Xiang da Chint; e o gerente de Contas Chaves, Charles Zhang reafirmaram a disposição do grupo empresarial de fazer o investimento no Estado, que consideram ter as condições e localizações adequadas ao empreendimento.

O presidente do FIERN, Amaro Sales, destacou que as entidades que integram o Sistema Indústria — a Federação, o SESI, o SENAI e o IEL — estão prontas para colaborar, principalmente na capacitação de pessoal qualificado para construção e funcionamento da fábrica no Estado.

Chuan Lu afirmou que a receptividade que vem tendo no Rio Grande do Norte, com o apoio da Federação das Indústria e do governo estadual, é um dos fatores que confirmaram o acerto do local para a instalação da nova unidade do grupo chinês. A Chint tem unidades em vários países e deve chegar ao mercado da América Latina por intermédio da fábrica que construirá no Rio Grande do Norte. A fábrica será em Extremoz, construída em numa área de 25 hectares. Na primeira fase, o investimento será de R$ 112 milhões e vai ofertar 1.300 empregos diretos e indiretos. Chuan disse que a fábrica tem um amplo potencial para propiciar ainda mais oportunidades de trabalho, porque haverá contratação de empresas e profissionais para fornecimento de materiais e prestadores de serviço.

A Chant produz não só painéis, mas também materiais utilizados nas diversas etapas da geração e fornecimento de energia. Tem unidades de distribuição e desenvolve tecnologia para automação industrial. São centenas de milhares de funcionários nas unidades instaladas em diversos países. Os produtos da companhia estão no mercado de pelo menos 110 nações. A unidade do Rio Grande do Norte será a primeira do grupo na América do Sul e Central.

Secretário de Desenvolvimento Flávio Azevedo

No encontro desta quarta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, detalhou aos empresários chineses e demais participantes, o projeto de instalação de um Parque Tecnológico, que vai desenvolver pesquisa aplicada, ensaios, além de contar com laboratórios e locais para startup, voltado para áreas como energia renovável, mineração e pesca.

Também participaram do encontro, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro; o diretor tesoureiro, Roberto Serquiz; o diretor secretário, Heydes Dantas; o diretor 2ª tesoureiro, José Nóbrega; além o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, e o diretor presidente da BLM, consultoria e Assembleia Contábil, Lourival Alves.
Antes da reunião na FIERN, os representantes da Chint estiveram no terreno onde vai ser instalada a fábrica, no município de Extremoz. A Chint ocupará um espaço de 25 hectares, as margens da BR-101.

De acordo com um dos diretores da companhia chinesa, Jackie Xiang, a comitiva veio ao RN para conhecer o local e seguir com o planejamento da empresa, além de manter o diálogo com a FIERN. “Nossa equipe técnica virá ao estado para continuar com os estudos e planejamos iniciar a construção até o segundo semestre de 2018”, informou Xiang.

A Chint será instalada nas proximidades do Parque Tecnológico do RN, espaço que será construído pelo Governo do Estado para promover o desenvolvimento social, científico, econômico, a pesquisa e a inovação tecnológica aplicadas às cadeias produtivas das energias renováveis, da mineração, da pesca oceânica e da aquicultura.