Exportações do RN no período de janeiro a abril ficaram 14,4% menores que as do mesmo período no ano passado

15/05/2020   14h03

 

O Centro Internacional de Negócios (CIN FIERN) divulgou hoje, 14, as exportações do Rio Grande do Norte, no acumulado de janeiro a abril, e balança comercial correspondente.

 

De acordo com os dados, as exportações do RN no período de janeiro a abril ficaram 14,4% menores do que as do mesmo período de 2019. Melões, sal, fuel oil, melancias e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados no período.

 

No corte dos dados, as exportações de abril ficaram 48,7% menores do que as de abril do ano passado e 74,4% menores que as de março deste ano.

 

Embora seja um valor bastante reduzido mesmo para um mês normalmente fraco, essa grande queda percentual em relação ao mês de março foi ainda mais impactada pelo registro acumulado de vários meses das exportações de sal, no valor de USD 20,9 milhões, lançado no mês passado no sistema onde os dados são disponibilizados para pesquisa.

 

Na balança comercial, as importações ficaram 18,8% maiores, e a corrente de comércio 5,3% menor que no mesmo período de 2019.

 

FUEL OIL

 

Luíz Henrique Guedes, responsável técnico do CIN-FIERN explicou que o termo significa o valor referente à exportação de fuel oil foi registrado no mês de fevereiro, de forma retroativa no sistema de pesquisas Comex Stat agora em abril. Isso significa que os dados divulgados das exportações de fevereiro e dos períodos acumulados de janeiro a fevereiro e janeiro a março pelo nosso departamento tiveram USD 8,6 milhões a menos do que agora aparece nesse sistema.

 

“Esses ajustes posteriores têm se mostrado frequentes desde que uma nova sistemática de registro das exportações foi introduzida no Brasil e, no nosso caso, se tornam mais visíveis nos grandes embarques a granel ocorridos no Porto Ilha e, desta vez, no terminal da Petrobrás em Guamaré”, disse.

 

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom Sistema FIERN

Edição Dodora Guedes – gerente de comunicação do Sistema FIERN