Exportações do RN recuam 38% no primeiro bimestre de 2020

9/03/2020   14h11

 

As exportações do primeiro bimestre deste ano ficaram 38,8% menores que as do mesmo período de 2019. Melões, melancias, ambos com considerável redução, tecidos de algodão, peixes e produtos de animais impróprios para alimentação humana foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente. Dos dez produtos mais exportados seis tiveram desempenho negativo em relação a 2019.  Importante observar também a falta de embarques de sal no período, ao contrário do ocorrido em 2019, contribuindo também para essa redução na pauta.

 

 

As exportações de fevereiro foram 37,2% menores que as de janeiro e 54,1% menores que as de fevereiro do ano anterior. Melões, produtos animais impróprios para alimentação humana, peixes, melancias e mamões foram os produtos com maiores valores exportados no mês.

 

 

Segundo informações de empresários do setor, um conjunto de fatores contribuiu para a queda das exportações dos melões nesse período. Entre eles, a chegada mais forte das chuvas nas áreas produtoras em fevereiro, comum nessa reta final de safra e que reduz a durabilidade das frutas, a forte tempestade ‘Ciara’ ocorrida em fevereiro, na Europa, afetando o consumo e os pedidos, a base de cálculo bastante alta no bimestre de 2019, tudo isso contribuiu de alguma forma, não havendo portanto uma razão única para a redução.