Falta de confiança da indústria potiguar perde força em julho

21/07/2020   09h47

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte subiu 3,9 pontos em julho, passando de 39,8 para 43,7 pontos, mas segue abaixo da linha divisória de 50 pontos, apontando falta de confiança do empresário (valores acima de 50 pontos indicam confiança), embora em menor intensidade do que no levantamento anterior. Destaque-se que esta é a terceira alta seguida do indicador após a forte queda registrada em abril, acumulando aumento de 13,4 pontos no período. Mesmo assim a confiança ainda está abaixo do nível registrado em julho de 2019 (53,0 pontos).

A melhora do ICEI deve-se tanto à avaliação menos negativa das condições atuais dos negócios quanto ao menor pessimismo com relação aos próximos seis meses. Empresários dos dois segmentos acompanhados – Indústria da Construção e Indústrias Extrativas e de Transformação – ainda mostram falta de confiança (indicadores abaixo de 50 pontos), embora em intensidades diferentes, segundo os ICEIs de 44,6 e 43,8 pontos, respectivamente. No que tange aos portes de empresa pesquisados, tanto as pequenas quanto as médias e grandes empresas apontam moderação na falta de confiança.

Todavia, o ICEI das primeiras encontra-se mais distante da linha divisória de 50 pontos (36,3), ante as de maior porte (46,2 pontos), sugerindo maiores dificuldades no enfrentamento da atual crise. Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 13/07 pela CNI para o Brasil, observa-se, nos dois casos, reação positiva, porém insuficiente para recuperar a confiança. Contudo, o indicador nacional registrou maior aumento na comparação mensal (6,4 pontos), passando de 41,2 para 47,6 pontos. Já o ICEI da região Nordeste cresceu 6,5 pontos, de 41,4 para 47,9 pontos (valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança).

Análise dos Resultados

Em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1 o e 13 do mês, cresceu 3,9 pontos, passando de 39,8 para 43,7 pontos. Embora tenha aumentado, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando falta de confiança dos empresários, ainda que em menor intensidade. Na comparação com junho de 2019, o ICEI recuou 9,7 pontos (53,4 pontos).

Para maiores informações sobre o ICEI: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/07/GED.CITSMART.REC_FROM_GED_2956.pdf