Falta de confiança da indústria potiguar suaviza em junho, mostra ICEI/FIERN

18/06/2020   19h36

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte passou de 36,9 para 39,8 pontos na passagem de maio para junho, mostrando que a falta de confiança continua, com o indicador ainda abaixo dos 50 pontos.

 

 

ICEI

 

O comportamento negativo do ICEI ainda traduz o impacto da pandemia da Covid 19 sobre o setor, mas que afetou também todos os segmentos da economia e sociedade no mundo inteiro.

 

A moderação do pessimismo na indústria do Rio Grande do Norte em junho se deve a uma suavização no índice de expectativas, que avançou de 42,8 para 47,2 pontos. Por sua vez, o indicador de condições atuais praticamente não se alterou , recuando 0,2 ponto, de 25,1 para 24,9 pontos e ainda muito distante do patamar de 50 pontos que separa confiança de falta de confiança.

 

 

Executivos de todos os portes de empresas (pequenas e médias e grandes indústri as) e dos dois segmentos pesquisados (indústria da construção e indústrias extrativa e de transformação) reportaram falta de confiança ou índices inferiores a 50 pontos.

 

 

A moderação na falta de confiança dos empresários do Estado foi convergente com as tendências do conjunto do país e na região Nordeste.

 

 

De acordo com a CNI, o ICEI nacional aumentou passou de 34,7 para 41,2 pontos, na passagem de maio para junho, enquanto o indicador da região Nordeste avançou de 35,0 para 41,4 pontos, porém ficaram, ainda, distantes da linha divisória de 50 pontos.

 

Confira a íntegra do ICEI –
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/06/GED.CITSMART.REC_FROM_GED_2905.pdf