Falta de confiança do empresário industrial potiguar perde força em julho

19/07/2018   13h57

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte passou de 48,4 para 49,4 pontos, mostrando que a falta de confiança dos empresários recuou entre junho e julho. Ou seja, apesar do crescimento, o ICEI continua abaixo de 50 pontos (valor abaixo de 50 pontos indica falta de confiança). Com isso, o ICEI alcançou o melhor resultado para um mês de julho desde 2016, quando o indicador atingiu 49,9 pontos. Ressalte-se que este declínio na falta de confiança deve-se, principalmente, ao maior otimismo dos executivos potiguares com relação aos próximos seis meses, especialmente da própria empresa.

O indicador de condições atuais, por sua vez, aponta percepção de piora da situação, na comparação com os últimos seis meses, ainda que em menor intensidade. Os empresários da Construção revelam maior falta de confiança, enquanto os executivos das Indústrias Extrativas e de Transformação se mostram confiantes. As médias e grandes empresas reportam confiança, à medida que entre as pequenas a falta de confiança diminuiu.

Quanto ao ICEI nacional, a tendência também foi de aumento. De acordo com a CNI, o ICEI subiu de 49,6 para 50,2 pontos, muito próximo da linha divisória que separa a confiança da falta de confiança. Note-se, porém, que apesar da alta, o indicador está 0,4 ponto abaixo do de julho de 2017 (50,6 pontos) e 3,9 pontos inferior à sua média histórica (54,1 pontos).

Íntegra do ICEI/FIERN

Íntegra do ICEI/CNI