Faturamento e horas trabalhadas na indústria estão em queda, aponta CNI

4/10/2021   16h37

Redução está associada às dificuldades para obtenção de insumos e matérias-primas. E a renda dos trabalhadores e o rendimento médio real foram corroídos pela inflação.

 

Os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que o faturamento da indústria de transformação e as horas trabalhadas na produção mantiveram suas trajetórias de queda, com retração acumulada de 6,4% e 4,7% de janeiro a agosto deste ano, respectivamente. Apesar disso, a utilização da capacidade instalada continua elevada, acima de 80%. Esse é o sexto mês em que isso ocorre, algo observado pela última vez em 2014.

 

De acordo com economista da CNI Maria Carolina Marques, as quedas no faturamento e nas horas trabalhadas ainda refletem os efeitos da pandemia de Covid-19 na interrupção das cadeias produtivas.

 

 

“Os diversos setores da indústria de transformação ainda têm dificuldade para obter insumos e matérias-primas, tanto pela falta quanto pelo custo mais elevado. Além disso, a falta de um componente tem efeitos indiretos na produção de outros produtos. Um exemplo é a falta de microchips para indústria automotiva. Quando essa fábrica para, ela para de adquirir aço, plástico, tecido, o que provoca um efeito dominó que afeta vários outros setores da indústria de transformação”, explica Maria Carolina.

 

O emprego, que apresenta crescimentos mensais desde agosto de 2020, registrou crescimento de 0,1% em agosto de 2021, na comparação com julho. O crescimento acumulado de janeiro a agosto de 2021 é de 3,8%. A alta do emprego, associada à queda do rendimento médio real, resulta em pequena expansão da massa salarial real. No ano, o crescimento acumulado é de 0,7%.

 

Faturamento e horas trabalhadas na  indústria estão em queda, aponta CNI

Faça o download da última edição na íntegra

 

Por: Adriana Nicacio

Foto: José Paulo Lacerda 

Da Agência de Notícias da Indústria